Supply Chain Management e Valorização de Atributos de Qualidade por Consumidores de Carne Bovina

Karin Borges Senra, Sandra Mara Schiavi Bánkuti, Francisco Giovanni David Vieira

Resumo


Este estudo analisa os atributos da carne bovina mais valorizados pelos consumidores no momento da compra no estado do Paraná, estado em que ações para criação de valor por diferenciação nessa cadeia têm sido desenvolvidas. Utilizam-se as abordagens de Supply Chain Management e Market Orientation, compreendendo que empresas presentes em uma cadeia produtiva buscam vantagem competitiva por meio da criação de valor para os consumidores, uma vez que a percepção da qualidade, que levará à intenção de compra, é formada por meio dos atributos percebidos nos produtos. Uma pesquisa quantitativa com 131 respondentes foi realizada. Os principais resultados indicam uma valorização dos seguintes atributos da carne bovina: aparência, quantidade de gordura, estabelecimento de compra, preço e forma de armazenamento. Além disso, há uma diferença aparentemente contextual nos resultados referentes aos atributos relacionados à ética, sustentabilidade e questões sanitárias, sendo esses pouco valorizados no contexto brasileiro. Nas considerações finais são destacadas as contribuições teóricas e implicações gerenciais deste estudo, bem como limitações e sugestões para pesquisas futuras.


Palavras-chave


Qualidade; SCM; Atributo; MO; Consumo.

Texto completo:

PDF

Referências


ABEP–Associação Brasileira de empresas de pesquisa. Critério de Classificação Econômica Brasil. 2015. Disponível em: http://www.abep.org/criterio-brasil.

ACEBRÓN, Laurentino Bello; DOPICO, Domingo Calvo. The importance of intrinsic and extrinsic cues to expected and experienced quality: an empirical application for beef. Food Quality and Preference, v. 11, n. 3, p. 229-238, 2000.

ASHBY, Alison; LEAT, Mike; HUDSON-SMITH, Melanie. Making connections: a review of supply chain management and sustainability literature. Supply Chain Management: An International Journal, v. 17, n. 5, p. 497-516, 2012.

BÁNKUTI, Sandra M. Schiavi. Differentiated Agri-food Systems (DAS): organizational arrangements for small and mid-sized farmers. In II Simpósio Internacional em Agronegócio e Desenvolvimento. Tupã, SP. 2016.

BARCELLOS, Marcia Dutra. Informação e qualidade na compra de carne bovina. Revista de Administração FACES Journal, v. 3, n. 2, 2004.

BECKER, Tilman. Consumer perception of fresh meat quality: a framework for analysis. British Food Journal, v. 102, n. 3, p. 158-176, 2000.

BERNUÉS, Alberto; OLAIZOLA, Ana; CORCORAN, Kate. Extrinsic attributes of red meat as indicators of quality in Europe: an application for market segmentation. Food quality and preference, v. 14, n. 4, p. 265-276, 2003.

BREDAHL, Lone. Cue utilisation and quality perception with regard to branded beef. Food quality and preference, v. 15, n. 1, p. 65-75, 2004.

BRISOLA, Marlon Vinícius; CASTRO, Antônio Maria Gomes. Preferências do consumidor de carne bovina do Distrito Federal pelo ponto de compra e pelo produto adquirido. REGE Revista de Gestão, v. 12, n. 1, p. 81-99, 2005.

CARPENTER, Charles E.; CORNFORTH, Daren P.; WHITTIER, Dick. Consumer preferences for beef color and packaging did not affect eating satisfaction. Meat Science, v. 57, n. 4, p. 359-363, 2001.

CARTER, Craig R.; LIANE EASTON, P. Sustainable supply chain management: evolution and future directions. International journal of physical distribution & logistics management, v. 41, n. 1, p. 46-62, 2011.

CHAMHURI, Norshamliza; BATT, Peter J. Understanding the relationship between perceived quality cues and quality attributes in the purchase of meat in Malaysia. Journal of international food & agribusiness marketing, v. 25, n. 3, p. 187-208, 2013.

COOPER, Martha C.; LAMBERT, Douglas M.; PAGH, Janus D. Supply chain management: more than a new name for logistics. The international journal of logistics management, v. 8, n. 1, p. 1-14, 1997.

FANDOS, Carmina; FLAVIAN, Carlos. Intrinsic and extrinsic quality attributes, loyalty and buying intention: an analysis for a PDO product. British food journal, v. 108, n. 8, p. 646-662, 2006.

FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Plano integrado de desenvolvimento da bovinocultura de corte. 2015. Recuperado em 15 março, 2017, de https://issuu.com/sistemafaep/docs/sistema-faep-plano-integrado-de-des

FIELD, Andy. Discovering statistics using IBM SPSS statistics. Sage, 2013.

FIGUEIREDO, Jeovan de Carvalho; CSILLAG, Joao Mario. Construindo Pontes Conceituais entre Atributos da Qualidade em Alimentos. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 12, n. 34, 2010.

GRUNERT, Klaus G.; BREDAHL, Lone; BRUNSØ, Karen. Consumer perception of meat quality and implications for product development in the meat sector—a review. Meat science, v. 66, n. 2, p. 259-272, 2004.

GRUNERT, Klaus G.; BREDAHL, Lone; BRUNSØ, Karen. Consumer perception of meat quality and implications for product development in the meat sector—a review. Meat science, v. 66, n. 2, p. 259-272, 2004.

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2005.

HENCHION, Maeve et al. Meat consumption: Trends and quality matters. Meat Science, v. 98, n. 3, p. 561-568, 2014.

HENCHION, Maeve M.; MCCARTHY, Mary; RESCONI, Virginia C. Beef quality attributes: A systematic review of consumer perspectives. Meat science, v. 128, p. 1-7, 2017.

EMATER - Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural. Projeto Bovinocultura de Corte - Resumo Executivo. 2012. Recuperado em 15 março, 2017, de http://www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=63

JACOBY, Jacob; OLSON, Jerry C.; HADDOCK, Rafael A. Price, brand name, and product composition characteristics as determinants of perceived quality. Journal of Applied Psychology, v. 55, n. 6, p. 570, 1971.

JUAN DING, Ming et al. Relationships between quality of information sharing and supply chain food quality in the Australian beef processing industry. The International Journal of Logistics Management, v. 25, n. 1, p. 85-108, 2014.

KOHLI, Ajay K.; JAWORSKI, Bernard J. Market orientation: the construct, research propositions, and managerial implications. The Journal of Marketing, p. 1-18, 1990.

LAMBERT, Douglas M.; COOPER, Martha C.; PAGH, Janus D. Supply chain management: implementation issues and research opportunities. The international journal of logistics management, v. 9, n. 2, p. 1-20, 1998.

LOPES, Marcos Aurelio et al. Fatores associados à percepção e atitude de consumidores de carne bovina com certificação de origem. Revista Brasileira de Ciência Veterinária, v. 21, n. 2, 2014.

MALAFAIA, Guilherme Cunha; BARCELLOS, Julio Otavio Jardim. Sistemas agroalimentares locais e a visão baseada em recursos: construindo vantagens competitivas para a carne bovina gaúcha. Revista de Economia e Agronegócio–REA, v. 5, n. 1, 2015.

MAYSONNAVE, G. S. et al. Percepção de qualidade da carne bovina com marca no sul do Brasil. Archivos de zootecnia, v. 63, n. 244, p. 633-644, 2014.

MENTZER, John T. et al. Defining supply chain management. Journal of Business logistics, v. 22, n. 2, p. 1-25, 2001.

MIN, Soonhong; MENTZER, John T.; LADD, Robert T. A market orientation in supply chain management. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 35, n. 4, p. 507, 2007.

NARVER, John C.; SLATER, Stanley F. The effect of a market orientation on business profitability. The Journal of marketing, p. 20-35, 1990.

NORTHEN, James R. Quality attributes and quality cues Effective communication in the UK meat supply chain. British Food Journal, v. 102, n. 3, p. 230-245, 2000.

OLSON, Jerry C.; JACOBY, Jacob. Cue utilization in the quality perception process. ACR Special Volumes, 1972.

OMTA, S. W. F.; HOENEN, S. J. Fundamental perspectives on supply chain management. 2012.

OPHUIS, Peter AM Oude; VAN TRIJP, Hans CM. Perceived quality: A market driven and consumer oriented approach. Food quality and Preference, v. 6, n. 3, p. 177-183, 1995.

RAO, Akshay R.; MONROE, Kent B. The effect of price, brand name, and store name on buyers' perceptions of product quality: An integrative review. Journal of marketing Research, p. 351-357, 1989.

SAES, Maria Sylvia Macchione; DA SILVEIRA, Rodrigo Lanna Franco. Novas formas de organização das cadeias agrícolas brasileiras: tendências recentes. Estudos Sociedade e Agricultura, 2014.

SCHNETTLER, Berta et al. Valoración de atributos intrínsecos y extrínsecos en la compra de la carne bovina en el sur de Chile. Revista Científica, v. 20, n. 1, 2010.

SOUKI, Gustavo Quiroga et al. Atributos que afetam a decisão de compra dos consumidores de carne bovina. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 5, n. 2, 2011.

SZYBILLO, George J.; JACOBY, Jacob. Intrinsic versus extrinsic cues as determinants of perceived product quality. Journal of Applied Psychology, v. 59, n. 1, p. 74, 1974.

TRIENEKENS, Jacques H. Agricultural value chains in developing countries; a framework for analysis. International Food and Agribusiness Management Review, v. 14, n. 2, p. 51-83, 2011.

TRIENEKENS, Jacques H. et al. Transparency in complex dynamic food supply chains. Advanced Engineering Informatics, v. 26, n. 1, p. 55-65, 2012.

TRIENEKENS, Jacques; WOGNUM, Nel. Requirements of supply chain management in differentiating European pork chains. Meat science, v. 95, n. 3, p. 719-726, 2013.

USDA-United States Department of Agriculture. Livestock and Poultry: World Markets and Trade. 2016. Disponível em: https://apps.fas.usda.gov/psdonline/circulars/livestock_poultry.pdf.

VELHO, João Pedro et al. Disposição dos consumidores porto-alegrenses à compra de carne bovina com certificação. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 38, n. 2, p. 399-404, 2009.

ZEITHAML, Valarie A. Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. The Journal of marketing, p. 2-22, 1988.

ZYLBERSZTAJN, Decio; FARINA, Elizabeth MMQ. Strictly coordinated food-systems: exploring the limits of the Coasian firm. The International Food and Agribusiness Management Review, v. 2, n. 2, p. 249-265, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.