O MARKETING ESPORTIVO COMO INSTRUMENTO DE APOIO AOS CLUBES DA DUPLA GRE-NAL

Lucas Caselani Brito, Claudia Lehnemann Tannhauser, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Maria Emilia Camargo, Munique Rech

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo analisar como está sendo trabalhado o Marketing Esportivo nos clubes da Dupla Gre-Nal, observando as principais maneiras de desenvolver ações vinculadas ao Marketing dentro do futebol, na busca da maximização do lucro e da evolução deste setor dentro do Grêmio e do Internacional. Para atingir o objetivo da pesquisa, foram realizadas 3 etapas: Primeiramente uma pesquisa bibliográfica para compreender o que os principais autores falam a respeito do tema descrito nesta pesquisa. Depois foram realizadas duas entrevistas com um profissional de Marketing do Grêmio e um do Internacional. A partir da coleta de dados destas entrevistas, foi elaborado um questionário aplicado nos torcedores para entender as preferências de cada um no que diz respeito ao Marketing Esportivo nos seus respectivos clubes. Os resultados da pesquisa demonstraram como prioridade do torcedor da Dupla Gre-Nal o recebimento de oportunidades de vivenciar experiências relacionadas aos seus clubes, podendo cultivar a paixão de cada um através de ações que envolvam apreciação. Isso faz com que o torcedor perceba maior valor em torcer pelo seu time, tornando-o mais envolvido e identificado com o seu clube.


Palavras-chave


Marketing Esportivo; Marketing; Futebol; Grêmio; Internacional

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