RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: ESTUDO DE UM MODELO EFICIENTE

SANDRA MARA BRAGAGNOLO, ROSANGELA TORTATO NARLOC, ADRIELI CORDEIRO

Resumo


O presente artigo é resultado de um estudo que teve como objetivo analisar as práticas e políticas de recrutamento e seleção de uma empresa de grande porte localizada na região meio-oeste catarinense, com vistas a avaliar seu modelo de gestão nessa área. Para isso, foram identificadas as diretrizes e ferramentas adotadas pela empresa. Em seguida, fez-se a análise dos dados coletados com a aplicação de um questionário junto a 90 colaboradores da área de produção; e de entrevista semiestruturada com três supervisores e com a gestora do setor na empresa. Esse trabalho foi desenvolvido no mês de setembro de 2017. Utilizou-se de análise qualitativa, descritiva e exploratória. Os resultados apontam para o reconhecimento de que o modelo adotado pela empresa é eficiente. As pessoas que o conduzem têm segurança de seus objetivos. As diretrizes, políticas e técnicas de recrutamento e seleção adotadas são bem-sucedidas e os colaboradores reconhecem sua validade e compreendem o processo a que se submetem para fazer parte do quadro funcional e para crescerem profissionalmente dentro da empresa.


Palavras-chave


Gestão de pessoas; Recrutamento e seleção; Modelos de Gestão.

Texto completo:

PDF

Referências


BOHLANDER George; SNELL, Scott. Administração de Recursos Humanos. 13.ed. Tradução da 14.ed. norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

FLEURY, Afonso; FLEURY Maria Tereza Leme. Estratégias empresariais e formação de competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2014.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão de talentos. São Paulo: Makron Books, 2002.

MARCONI, Marlene; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2002.

PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 4. ed. São Paulo: LTr, 2004.

RIBEIRO, Antônio L. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005.

SOUSA, et al. Gestão de recursos humanos: métodos e práticas. Lisboa: Lidel, 2014.

SERRANO, Pablo Jiménez; MARTINEZ, Regina Célia. POR UMA REFORMA EDUCACIONAL EM FACE DA CONCRETIZAÇÃO DA CIDADANIA NA ATUAL SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Revista Juridica, [S.l.], v. 1, n. 46, p. 465-493, jul. 2017. ISSN 2316-753X. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v1i46.2047.

TACHIZAWA Takeshy; FERREIRA, Victor C.P; FORTUNA, Antônio A.M. Gestão de pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

TROMBINI. A Trombini. Disponível em: http://www.trombini.com.br/a-trombini/ Acesso em 14 fev. 2018.

WERTHER, W.; DAVIS, K. Administração de pessoal e recursos humanos. São Paulo: McGraw Hill, 1983.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.