DIAGNÓSTICO SOBRE ABSENTEÍSMO NAS EMPRESAS DA ZONA COMERCIAL, DO MUNICÍPIO DE ICÓ-CE

JOÃO JOSÉ ANSELMO DOS SANTOS, THAYS PINHEIRO RODRIGUES

Resumo


O estudo teve como objetivo geral de fazer um diagnóstico sobre o absenteísmo atuante nas empresas investigadas na zona comercial do município de Icó-Ce. Em termo específico visou: caracterizar as empresas consideradas no estudo quantos alguns aspectos administrativos, traçar um perfil dos gestores investigados, identificar as causas do absenteísmo praticado nas empresas consideradas no estudo e analisar as consequências do absenteísmo nas empresas investigadas. O mesmo é de natureza básica, procedimento exploratório e a abordagem adotada foi a quantitativa. O estudo foi realizado na cidade de Icó-Ceará, junto às empresas localizadas na zona comercial, do citado município e filiada à Câmara de Diretores Logísticos de Icó-CDL de Icó. O mesmo transcorreu de março a junho de 2016. O instrumento de pesquisa considerado foi um questionário estruturado com questões fechadas, agrupadas conforme o objetivo considerado no estudo. Na tabulação das informações coletadas foi usado o programa Microsoft Excel, versão 2010, e foram apresentadas em gráficos e tabelas conforme a pertinência das mesmas. A doença foi o principal motivo do absenteísmo observado nas empresas estudas. É importante ressaltar que apesar dos estudos bibliográficos apontarem o absenteísmo como causador de altos custos para as organizações, os pesquisados afirmam que o absenteísmo não traz grandes consequências em relação ao aumento de despesas.


Palavras-chave


Absenteísmo; Gestão; Pessoas.

Texto completo:

PDF

Referências


BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

BOURGUIGNON, D. R. Aspectos epidemiológicos de acidentes de trabalho em bancários: um recorte de gênero e adoecimento. Vitória: SEEB/ES, 1999.

CHIAVENATO, I. Teoria Geral de Administração. São Paulo, 6. ed. McGraw-Hill, 1999.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 3ªed. Rio de Janeiro, Editora Elsevier/2010.

COUTO, H. A. Absentismo. Uma visão bem maior que a simples doença. Ergo n.2. jul. 1982.

COUTO, H. A. Guia prático de tenossinovites e outras lesões. Belo Horizonte. Ergo, 1991.

CUNHA, Sandra. Absenteísmo e presenteísmo – indicadores de perdas e danos. Caderno Informativo de Prevenção de Acidente da CIPA, São Paulo, v. 33, n. 391, p. 34- 58, 2012.

DANATRO, D. Ausentismo laboral de causa medica en una instituición pública. Rev

Med Uruguay 1997; 13: 101-109 1994. Disponível em: < https://studylib.es/doc/6319104/ausentismo-laboral-de-causa-m%C3%A9dica-en-una-instituci%C3%B3n-p%C3%BAb...> Acesso em: 20 abr. 2016.

MARTINELLI, Maria Lúcia, KOUMROUYAN, Elza. Um novo olhar para a questão dos instrumentais técnico-operativos em Serviço Social. Revista Serviço Social & Sociedade. N.º 54. São Paulo: Cortez, 1994.

MAZZILLI, L. E. N. Análise dos afastamentos do trabalho por motivo odontológico em servidores públicos municipais de São Paulo submetidos à perícia ocupacional no período de 1996 a 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Odontológicas) – Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. 2004.

MILKOVICH, George T.; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. 1. ed. 4. tir. São Paulo: Atlas, 2000.

NOGUEIRA, D. P. Absenteísmo – Doença: aspectos epidemiológicos. 242 f. Tese(Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública da USP, São Paulo, 1980.

PARASURAMAN, A. Marketing research. 2. ed. Addison Wesley Publishing Company, 1991.

PENATTI, Izidro; ZAGO, José; QUELHAS, Oswaldo. Absenteísmo: As consequências na gestão de pessoas. São Paulo, 2012.

QUICK, T. C; LAPERTOSA, J. B. Analise do absentismo em usina siderúrgica. Revista brasileira de saúde ocupacional, São Paulo, p. 62-7, 1982.

SIQUEIRA, M. D. C. Absenteísmo. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1984.

SOUTO, D. F. Absenteísmo, preocupações constantes das organizações. Projeto n.23/78 GRIDIS. 47 p. Rio de Janeiro, 1980.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.