¬A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE DIANTE DA MÁ QUALIDADE PROVOCADA PELA PANDEMIA NO OPERADOR LOGÍSTICO REVERSO DO SETOR DE ENERGIA.

Jefferson de Oliveira

Abstract


Este estudo tem como objetivo analisar a importância da gestão da qualidade diante da má qualidade provocada pela pandemia no operador logístico reverso do setor de energia no Rio Grande do Sul e entender assim sua relevância na satisfação quanto ao desempenho esperado. Como resultado, verificou-se que implantar a gestão da qualidade é garantir a estabilidade do negócio numa determinada fatia de mercado cada vez mais globalizado e exigente, entende-se que é precioso facilitar o planejamento, buscar melhorias, estreitar relações e considerar pontos que precisam ser melhorados, fatores básicos que na prática acabam se tornando para as pequenas empresas um complexo de variáveis que impactam de forma expressiva. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa que fundamentou o quanto significativo é gerir objetivando a qualidade nos processos dentro de um operador logístico reverso, devendo  fazer parte da cultura organizacional ao invés de tornar aplicável somente quando exigível.


Keywords


Qualidade. Processo. Gestão.

References


ABNT NBR ISO 9000. Sistema de Gestão da Qualidade: Fundamentos e Vocabulários. Rio de Janeiro, 2004.

ABNT NBR ISO 9001. Sistema de Gestão da Qualidade: Requisitos. Rio de Janeiro,2008.

BASTOS, Bruna; GIACOMINI, Bruno Avelar. Gestão de Qualidade. 2013.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2006.

CAMPOS, Vicente Falconi; Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004.

CAMPOS, Vicente Falconi, TQC: gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Belo Horizonte: UFMG e Fundação Cristiano Ottoni. 3ed. Rio de Janeiro. Bloch, 1994.

CARPINETTI, L. C. Ribeiro. Gestão da Qualidade Conceitos e Técnicas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

JOHN S. OAKLAND; Gerenciamento da Qualidade Total: TQM. São Paulo: Nobel, 1994

JURAN, J.M. Qualidade no século XXI. HSM Management, n°3, pgs. 96 a 104, São Paulo. Ed. Savana Ltda., 1997.

NEVES, A. R. Qualidade no atendimento: a chave para o seu sucesso pessoal e empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

MOREIRA, D. A. Dimensões do desempenho em manufaturas e serviços. São Paulo: Pioneira, 1996.

ROGERS, D. S.; TIBBEN-LEMBKE, R. Going Backwards: Reverse Logistics Trends and Practices. Reno: Reverse Logistics Executive Council, 1998.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas 2004.

RANGEL, Alexandre. Momento da Qualidade. São Paulo: Atlas, 1995.

SEBRAE. Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2004.

TIBBEN-LEMBKE, R. S.; ROGERS, D. S. Differences between forward and reverse logistics in a retail environment. Special Feature – Reverse Logistics. Supply Chain

Management: An International Journal, vol. 7, n.5, p.271-282, 2002.

VERGUEIRO, Waldomiro. Qualidade de Serviços. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.


Refbacks