O PERFIL DE INVESTIMENTOS DOS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Fábio Ferreira da Silva, Catia Geruza Melo Coriolano dos Santos Storch

Resumo


O objetivo desta pesquisa é traçar um breve perfil de investimentos dos professores universitários da FARO, assim como através da análise dos dados respondidos apresentá-los à sociedade e mostrar como o acesso à educação financeira pode ajudar na hora da escolha dos investimentos. Um questionário formado com uma questão quantitativa para definir o perfil do entrevistado, e cinco questões qualitativas para esclarecer os investimentos utilizados e quais os objetivos de tais investimentos possuídos pelos entrevistados e o restante relacionado com ato de poupar para investir. Com os dados colhidos desta pesquisa foram montados gráficos e através de análises nesses gráficos formados com as respostas destes professores foi respondido o questionamento feito ao início deste trabalho científico. A maioria dos respondentes, 72% investem seu dinheiro, mas não tem o ato de poupar como um hábito, 55,3% investe em imóveis e poupança, a principal vantagem que os motiva a investir é segurança financeira e o destino que darão aos investimentos feitos serão viagens, aposentadoria extra e a compra de imóveis ou casa própria. A partir de toda essa análise de perfil podemos detectar que os professores universitários da Faculdade Faro, são conservadores, pois em sua maioria são investidores de produtos tradicionais, onde a segurança financeira é o maior objetivo a ser alcançado com os investimentos, ficando o aumento patrimonial em segundo plano.


Texto completo:

PDF

Referências


ANBIMA (Brasil). Anbima. O Raio X do Investidor Brasileiro. 2017. Disponível em:

. Acesso em: 15 nov. 2018.

ANBIMA (Brasil). Menos de um quarto dos brasileiros investe em produtos financeiros. 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2018.

ARANHA, Ana Bruna Justo; SACRAMENTO, Francisco José S.. Tesouro Direto: Estudo com os Professores da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, São Roque, v. 4, n. 1, p.2-27, 15 mar. 2013. Anual.

BONA, Andre. Quase dois terços dos brasileiros não conhecem qualquer tipo de aplicação financeira. 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2018.

CAMARGO, Jonathan. Realmente Vale a Pena Investir em Imóveis Atualmente no Brasil? Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2018.

CERBASI, Gustavo. Finanças pessoais: o que é um investimento inteligente. 2008. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2018.

COSTA, Vinícius. Tipos de investimentos: quais os existentes no Brasil? 2016. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018.

FOLHA DE LONDRINA: O Jornal do Paraná. Paraná, 29 set. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2018.

LEAL, Caio Pereira. Estou pensando em comprar um imóvel como investimento. É uma boa escolha, ou é melhor aplicar o dinheiro ?: Investimentos imobiliários possuem características tanto de renda fixa como de renda variável. 2018. Disponível em: < https://epocanegocios.globo.com/colunas/Seu-Planejamento-Financeiro/noticia/2018/06/estou-pensando-em-comprar-um-imovel-como-investimento-e-uma-boa-escolha-ou-e-melhor-aplicar-o-dinheiro.html>. Acesso em: 01 nov. 2018.

MALLMANN, Fernando S.. Finanças Pessoais - Quanto, Aonde e Como Investir. 2008. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Especialização em Finanças Pessoais, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2018.

PIMENTEL, Bárbara Costa et al. TÍTULOS PÚBLICOS: Uma alternativa de investimento com ganhos reais e seguro. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende, v. 1, n. 1, p.3-14, 30 out. 2015. Anual. Disponível em:

. Acesso em: 03 nov. 2018.

SANVICENTE, Antônio Zoratto; FILHO, Armando Mellagi. Mercado de capitais e estratégias de investimento. São Paulo: Atlas, 1988. p. 18

TITO, Vitor. Tipos de investimentos: quais os existentes no Brasil? 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.