MAQUIAGEM: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DAS MARCAS E A INFLUÊNCIA NA HORA DA COMPRA

Sabrina DEITOS, Thais Gallina WESTPHAL

Abstract


RESUMO

É cada vez maior o interesse de investir no segmento de cosméticos, exigindo que as empresas tenham um posicionamento estratégico bem estruturado, e invistam no fortalecimento e na diferenciação de suas marcas. Neste estudo pretende-se verificar qual é a imagem de marca que as consumidoras das cidades de Barão e Carlos Barbosa, ambas situadas no Estado do Rio Grande do Sul, possuem das empresas de maquiagem Avon, Natura e O Boticário, e o quanto isso influencia na hora da compra, bem como os atributos que as fazem optar por produtos de determinada marca. Buscou-se também entender melhor qual o conceito de marca, e como sua imagem pode ser mensurada. Os resultados mostraram que a marca é um fator relevante na hora da compra, porém não faz com que as consumidoras paguem a mais pelos produtos.

Palavras-chave: Marca; Imagem; Brand Equity; Maquiagem.

 

ABSTRACT

The interest in investing in the cosmetic segment has been increasing, making companies have a better position and structure, investing in the strengthening and differentiation of their brands. This study intends to verify what is the brand’s image that the consumers of the cities of Barão and Carlos Barbosa, both situated in the state of Rio Grande do Sul, have about the cosmetic companies Avon, Natura and O Boticário and how much it influences in the consume, as well the attributes that make them choose products of certain brands. It was also searched to understand better what the concept of brand is, and how the brand’s image can be measured. The results showed that the brand matters in the consume, although does not make the costumers pay more for the products.

Keywords: Brand; Image; Brand Equity; Make Up.


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