RELAÇÃO DOS ESTILOS DE LIDERANÇA DOS GESTORES COM O ENGAJAMENTO NO TRABALHO DOS COLABORADORES DE UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE BEBIDAS

Jéssica Pereira, Andressa Schaurich dos Santos, Matheus Machado Laurini, Itatiana Vestana Vendrame

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo analisar como os estilos de liderança dos gestores se relacionam com o engajamento no trabalho dos colaboradores de uma empresa de bebidas de Santa Maria/RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva e com abordagem quantitativa. Diante dos resultados observados, verifica-se que todos os objetivos propostos foram alcançados, respondendo assim, a questão central de pesquisa. Foi possível concluir que os construtos de Estilos Liderança e Engajamento no trabalho dos colaboradores se relacionam em uma intensidade positiva moderada. Com os resultados desta pesquisa, observou-se que entre os estilos de liderança, a liderança transformacional é a que tem uma maior relação com o engajamento no trabalho dos colaboradores, apesar dessa relação ser muito próxima à da liderança transacional.

 


Palavras-chave


Estilos de liderança; Engajamento no trabalho; Empresa do segmento de bebidas

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, João Manuel Costa. Influência da liderança transformacional na confiança e comprometimento organizacionais. Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas, Porto, Dezembro de 2011.

BAKKER, Arnold. B.; ALBRECHT, Simon. L.; LEITER, Michael. P. Work engagement: Further reflections on the state of play. European Journal of Work & Organizational Psychology website, Canada, v.20 (1), p. 74 – 88, Feb. 2011.

BAKKER, Arnold. B., LEITER, Michael. P. Work Engagement: A Handbook of Essential Theory and Research. Edited by Arnoud B. Bakker and Michael P. Leiter. Canada, v.158.7dc 22, p. 181 – 196, 2010.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Liderança: A administração do sentido. Uma revisão da evolução histórica dos estudos e pesquisas sobre liderança enfatiza a importância de líderes organizacionais eficazes. Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 3, 1994.

BOTELHO, Júlio Cézar; KROM, Valdevino. Os Estilos de Liderança nas Organizações. In: XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Urbanova - São José dos Campos 2010.

CARVALHO, Milena Skolaude; PALMEIRA, Eduardo Mauch; MARIANO, Marcela

Gonçalves Hernandes. Liderança baseada na motivação e desenvolvimento de pessoal como estratégia de competitividade das organizações. Disponivel em: . Acesso em: 06 Out. 2020.

CARVALHO, Silvia Regina de. A Influência da compatibilidade Pessoa-Trabalho sobre o

Engajamento no Trabalho. Universidade Metodista de São Paulo Faculdade de

Administração e Economia, 2015. (Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Administração da Faculdade Metodista de São Paulo, como requisito parcial para obtenção do Título Mestre) - Universidade Metodista, São Bernardo do Campo, 2015.

CASTEGNARO, Iára; FACIN, Itamar Santos. Liderança versus sucesso organizacional. ACSA Joaçaba: Unoesc e Ciência, 2018.

CORDEIRO, Daniel Bueno. O impacto dos estilos de liderança na motivação, segundo a percepção dos oficiais do grupamento de apoio de Pirassununga da força aérea Brasileira. Universidade do Sul de Santa Catarina, 2017. (Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Liderança e Gestão Organizacional) –UNISUL, Tubarão, 2017.

FIORENTIN, Bruna Eduarda; STEFANO, Silvio Eduardo; SANTOS, Juliana de Souza.

ENGAJAMENTO NO TRABALHO: Engajamento no Trabalho: Análise Bibliométrica da

Produção Cientifica Internacional. Unichristus, Revista ReGea, v. 9, n. 1, p. 48-63, 2020.

FREITAS, Carmem Marisela Fernandes de. Estudo da motivação e da liderança na indústria hoteleira da RAM. Funchal: Universidade da Madeira, 2006. (Dissertação para obtenção grau de Mestre em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo) – Universidade da Madeira, Funchal, 2006.

FONSECA, Ana Márcia O; PORTO, Juliana Barreiros; BARROSO, Aline Cavalcante. O Efeito de Valores Pessoais nas Atitudes perante Estilos de Liderança. RAM, REV. ADM. MACKENZIE, v. 13, n.3, Mai/jun. 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, Maria Narcisa da Costa. Um estudo de Auto-Percepção de Enfermeiros Gestores. Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2008.

MAGNAN, Emila dos Santos; VASQUEZ, Ana Claudia Souza; PACICO, Juliana Cerentini; HUTZ, Claudio Simon. Normatização da versão Brasileira da Escala Utrecht de Engajamento no Trabalho. Revista Avaliação Psicológica, v. 15, n. 2, p. 133-140, 2016.

MANZATO, Antonio José; SANTOS, Adriana Barbosa. A Elaboração de questionários na pesquisa Quantiativa. UNESP, São Paulo, 2012.

MOSCON, Daniela Campos Bahia. As relações entre liderança e estabelecimento de vínculos do trabalhador nas organizações. 2013. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

MOURA, Luciana Raquel N. I; BRITO, Lucas Charão; LOPES, Luis Felipe D. Vigor, Dedicação, Absorção: Uma análise da percepção de profissionais graduandos sobre engajamento no trabalho. Revista CESUMAR, v. 22, n. 2, Jul/Dez. 2017.

NASCIMENTO, Rita Frazão Neves do. Liderança transformacional e eficácia grupal: o papel mediador da confiança grupal. Coimbra: UC/FPCE, 2017. (Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coimbra, 2017.

NETO, Alexandre Pinto et al. A Gestão de Pessoas com foco no Engajamento Organizacional dos Colaboradores de uma Empresa Bancária. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 6, 2013, Paraíba.

OLIVEIRA, Ana Paula M; PEREZ, Olívia Cristina. Liderança eficaz: O poder e a influência de um líder no comportamento organizacional de uma empresa. Administração de Empresas em Revista, v. 1, n. 10, 2015.

OLIVEIRA, Lúcia Barbosa de; ROCHA, Juliana da Costa. Engajamento no trabalho:

antecedentes individuais e situacionais e sua relação com a intenção de rotatividade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 19, n. 65, Jul/Set. 2017.

PLOTHOW, Célia Bueno de André. A Relação entre as práticas de GERH percebidas e resultados individuais – O papel do mediador do engajamento do trabalho. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018. Tese (Programa de Pós Graduação) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo, 2018.

REIS, Jaqueline Pereira Cardoso. A Influência do Estilo de Liderança na Construção de Relações de Confiança em uma Instituição Financeira. (Dissertação para obtenção do grau de Mestre) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Rio de Janeiro, 2015.

ROBBINS; STEPHEN. Comportamento Organizacional. Tradução técnica Reynaldo Marcondes. 11. Ed. São Paulo, 2005.

SALVADOR, Daniela. Conceitos de liderança que todos devem conhecer. 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2020.

SANTOS, Andressa Schaurich dos et al. Percepção dos colaboradores da equipe de enfermagem quanto ao estilo de liderança de seu superior imediato. Revista Ciências Administrativas, v. 24, n. 1, 2018.

SANTOS, Daniela Braga Salvador Pestana. Caracterização da Liderança e Coesão nas Subunidades de Artilharia. (Relatório Ciêntifico final do Trabalho de Investigação Aplicada). Academia Militar. Lisboa, 2012.

SANTOS, Marília de Oliveira; QUEL, Luiz Felipe; VIEIRA, Almir Martins. Indicadores de desempenho e engajamento profissional em organizações inovadoras. R.G.Secr.,GESEC, São Paulo, 2019.

SCHAUFELI, Wilmar B. O que é engajamento? In: VASQUEZ, Ana Claudia Souza; HUTZ, Claudio Simon. (Org.). Aplicações da psicologia positiva. 1 ed. São Paulo: Hogrefe, 2018.

SCHAUFELI, Wilmar; SALANOVA, Marisa; Roma; Vicente Gonzáles; BAKKER; Arnold B. The measurement of engajament and burnout: A two sample confirmatort factor analitic approach. Received 15 December, 2000; Accepted 5 August, 2001.

SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

SOUZA, Cristina Lira de Souza; Tomei, Patrícia Amélia. Impactos de uma Liderança Transacional em um Processo de Mudança Transformacional. Revista, rPOT, v. 8, n. 2, Jul/Dez. 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.