Estudo de caso: a internacionalização como estratégia de diferenciação de mercado na indústria da metalurgia

Filinto Jorge EISENBACH NETO, Daniel Ferreira dos SANTOS

Resumo


Resumo

O país tornou-se nos últimos anos um país com grande atratividade por parte dos investidores com capital externo, devido a sua estabilidade econômica, porém também vem buscando cada vez mais o processo de expansão para além de suas fronteiras, sendo assim o presente artigo busca apresentar quais são as estratégias de internacionalização adotadas e apresenta um estudo de caso do Grupo Gerdau S.A., importante empresa do setor de metalurgia. No presente estudo abordasse as questões relacionadas às características e fundamentos teóricos relacionados à Internacionalização da presente empresa brasileira e dessa forma visa contribuir para o debate teórico relativo ao tema, onde se evidencia ser de grande importância no cenário cada vez mais globalizado. A pesquisa será realizada por meio de um estudo de caso, por meio de um estudo bibliográfico. Fica como sugestão para estudos futuros a indicação de que devem ser estudadas outras empresas de outros setores para saber se o processo de internacionalização se da no mesmo modelo da Gerdau.

Palavras chave: Internacionalização; Indústria de metalurgia; Estratégia.

 Abstract

The country has become in recent years a country with great attractiveness for investors with foreign capital, due to its economic stability, but also has sought increasingly the process of expanding beyond its borders, so the present article present what are the internationalization strategies adopted and presents a case study of Gerdau SA, a leading company in the industry of metallurgy. In this study approached the issues related to the characteristics and theoretical foundations related to the internationalization of this Brazilian company and thus aims to contribute to the theoretical debate on the topic, where evidence is critical in the context of increasingly globalized. The search will be performed by a case through a bibliographic study. It is suggested for future studies indicating that other companies should be studied in other industries as to whether the process of internationalization is of the same model of Gerdau.

Key-words: Internationalization; Metallurgy Industry; Strategy.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21902/AdminRev.2316-7548.v1i20.720

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.