Planejamento Estratégico das micro e pequenas empresas: um estudo sobre as influências externas

Larissa Gabrielle Marcilio Santana

Resumo


O presente trabalho objetivou verificar as influências externas através do planejamento estratégico para que as micro e pequenas empresas alcancem competitividade no mercado. Planejamento estratégico é uma ferramenta organizacional que direciona e auxilia os gestores nas atividades a serem colocadas em práticas, evitando a mortalidade dos micros e pequenos empreendimentos. A fundamentação metodológica do presente estudo foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa descritiva, que revelou as práticas do uso do planejamento estratégico nas decisões das atividades a serem executadas pela organização levando em consideração os fatores externos presente no ambiente organizacional. Verificou-se também que a mortalidade dos pequenos empreendedores ainda é considerado alto devido à falta de tal planejamento, levando em consideração além das influências externas e as internas que envolvem a empresa nas suas decisões. Conclui-se ser possível atingir as necessidades dos pequenos empreendedores através do planejamento estratégico e, por conseguinte, sua sobrevivência no mercado competitivo.

Palavras-chave: 1. Pequenos empreendimentos, 2. Planejamento, 3. Competitividade.


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empresas no planejamento estratégico: a elaboração de um roteiro prático. Roteiroprático


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