VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: RELATOS DE UMA AUTORREFLEXÃO

André Luis SILVA, Gabrielle de LIMA

Resumo


RESUMO: Este artigo teve o objetivo de investigar desafios da vivência universitária em tempos de isolamento social, a partir de uma autorreflexão. O estudo articulou um referencial teórico sobre autorreflexão, isolamento social e vivência universitária. A abordagem metodológica se constituiu de uma pesquisa qualitativa exploratória, cuja coleta de dados foi realizada por meio da estratégia de relato autobiográfico. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam que a adoção do modelo de ensino emergencial remoto impactou a saúde psicológica e física dos estudantes, sobretudo em momentos de vivência paradoxal com contraposição de sentimentos concomitantes. Além disso, uma vivência universitária, mediada pela solidão e tecnologia, se impôs com força no período de isolamento social, visto que durante a experiência de ensino em modelo remoto, se experimenta um intensidade do sentimento de solidão, ainda que diante a convívio intenso com outras pessoas no ambiente virtual das aulas.

Palavras-chave: Autorreflexão; Isolamento social; Vivência universitária.

 

ABSTRACT: This article aimed to investigate the challenges of university life in times of social isolation, based on self-reflection. The study articulated a theoretical framework on self-reflection, social isolation and university experience. The methodological approach consisted of an exploratory qualitative research, whose data collection was carried out through the strategy of autobiographical reporting. The results obtained in this research indicate that the adoption of the remote emergency teaching model had an impact on the students' psychological and physical health, especially in moments of paradoxical experience with concomitant contrasting feelings. In addition, a university experience, mediated by loneliness and technology, was strongly imposed in the period of social isolation, since during the teaching experience in a remote model, an intense feeling of loneliness is experienced, even in the face of intense contact with other people in the virtual classroom environment.

Keywords: Self-reflection; Social isolation; University experience.

 

RESUMEN: Este artículo tuvo como objetivo investigar los desafíos de la vida universitaria en tiempos de aislamiento social, a partir de la autorreflexión. El estudio articuló un marco teórico sobre autorreflexión, aislamiento social y experiencia universitaria. El enfoque metodológico consistió en una investigación cualitativa exploratoria, cuya recolección de datos se realizó a través de la estrategia del relato autobiográfico. Los resultados obtenidos en esta investigación indican que la adopción del modelo de enseñanza de emergencia a distancia tuvo un impacto en la salud psicológica y física de los estudiantes, especialmente en momentos de experiencia paradójica con sentimientos contrastantes concomitantes. Además, una experiencia universitaria, mediada por la soledad y la tecnología, se impuso con fuerza en el período de aislamiento social, ya que durante la experiencia docente en un modelo a distancia se experimenta un intenso sentimiento de soledad, incluso ante el intenso contacto con otros. personas en el entorno del aula virtual.

Palabras clave: Autorreflexión; Aislamiento social; Experiencia universitaria.

 


Palavras-chave


Autorreflexão; Isolamento social; Vivência universitária.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L.; MARINHO, C. M.; AMARAL, A.; DIAS, D. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), vol. 17, pp. 899-920, 2012.

APPOLINÁRIO, S. Metodologia da ciência: filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

BEZERRA, C.; MOURA, K. P.; DUTRA, E. Plantão psicológico on-line a estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Revista Nufen: Phenomenology and interdisciplinarity, vol. 13, n. 2, pp. 58-70, 2021.

BLUHM, D. J.; HARMAN, W.; LEE, T. W.; MITCHELL, T. R. (2010). Qualitative research in management: a decade of progress. Journal of Management Studies, vol. 48, n. 8, pp. 1866-1891, 2010.

BRASIL. Decreto nº 89.271, de 4 de janeiro de 1984. Dispõe sobre documentos e procedimentos para despacho de aeronave em serviço internacional. Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 48, pp. 3-4, 2020a.

CHIROLEU, A. La inclusión en la educación superior como política pública: tres experiencias en América Latina. Revista Iberoamericana de Educación, v. 5, n. 48, pp. 1-15, 2009.

CUNHA, S. M.; CARRILHO, D. M. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia escolar e educacional, vol. 9, pp. 215-224, 2005.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M.; DARSIE, C.; FORSTER, A. C.; FERREIRA, J. B. B.; CARNEIRO, M.; ROCHA, J. S. Y. Usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino superior em Enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Information Science, vol. 15, n.1, pp. 1-25, 2021.

GRANADO, J. I. F.; SANTOS, A. A. A.; ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P.; GUISANDE, M. A. Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, vol. 4, n. 2, pp. 31-41, 2005.

GUSSO, H. L.; ARCHER, A. B.; LUIZ, F. B.; SAHÃO, F. T.; LUCA, G. G. D.; HENKLAIN, M. H. O.; GONÇALVES, V. M. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, vol. 41, 2020.

IGUE, E. A.; BARIANI, I.C.D.; MILANESI, P.V.B. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF, vol. 13, n. 2, pp. 155-164, 2008.

MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de psicologia (Campinas), vol. 37, pp. 1-8, 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Gerais do Decreto no 6.096 – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Brasília, DF, 2007. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf. Acesso em: 19/10/2022

NEVES, C. E.; ANHAIA, B. Políticas de Inclusão Social no Ensino Superior no Brasil: políticas de redistribuição de oportunidades? Reflexões a partir das experiências em IES do Rio Grande do Sul. Ensino Superior: expansão e democratização, vol. 1, pp. 371-401, 2014.

PEREIRA, A. M.; MOTTA, E. D.; VAZ, A. L.; PINTO, C.; BERNARDINO, O.; DE MELO, A. C.; LOPES, P. N. Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção. Análise psicológica, vol. 24, n. 1, pp. 51-59, 2006.

PEREIRA, T. I.; SILVA, L. F. S. C. As políticas públicas do Ensino superior no governo Lula: expansão ou democratização?. Revista Debates, vol. 4, n. 2, pp. 1-10, 2010.

POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno à instituição. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da UNICAMP - Campinas, 2000.

RIBEIRO, F. M.; GUZZO, R. S. L. Consciência de estudantes prounistas sobre sua inserção no ensino superior. Psicologia: Ciência e Profissão, vol. 37, n. 2, pp. 418-431, 2017.

SILVA, A. L.; FREITAS, M. E. de. Para além dos critérios econômicos do trabalho de baixa renda no Brasil. Organizações & Sociedade (Online), vol. 23, pp. 37-56, 2016.

SILVA, V. L. D. S.; CHIQUITO, N. D. C.; ANDRADE, R. A. P. D. O.; BRITO, M. D. F. P.; CAMELO, S. H. H. Fatores de estresse no último ano do curso de graduação em enfermagem: percepção dos estudantes. Rev. enferm. UERJ, vol. 19, n. 1, pp. 121-126, 2011.

SOUSA, L.; PORTES, E. As propostas de políticas/ações afirmativas das universidades públicas e as políticas/ações de permanência nos ordenamentos legais. Revista brasileira de estudos pedagógicos, vol. 92, n. 232, pp. 516-541, 2011.

SPARTA, M.; GOMES, W. B. Importância atribuída ao ingresso na educação superior por alunos do ensino médio. Revista brasileira de orientação profissional, vol. 6, n. 2, pp. 45-53, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.