ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES DA CAMPO E LAVOURA AGRONEGÓCIOS COM RELAÇÃO AO COMPOSTO MERCADOLÓGICO

Cintia Deboni Manjabosco, Michel Barboza Malheiros

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar a satisfação dos clientes da Campo e Lavoura Agronegócios de Augusto Pestana – RS com relação ao composto mercadológico e ao Net Promoter Score (NPS) e propor ações de melhoria. Para a realização deste trabalho utilizou-se uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo. O instrumento para coleta de dados foi o questionário, composto por 21 questões fechadas e 1 aberta, e a amostra foi de 190 consumidores da empresa. Os resultados mostram que na Campo e Lavoura, há um bom atendimento pelos funcionários, boa localização, o que favorece o fluxo de pessoas, além possuir um ambiente organizado. Com relação ao NPS foi de 56% o que demonstra que a empresa é bem avaliada por eles. Com este trabalho foi possível apresentar sugestões de melhorias para a empresa. Este estudo busca contribuir para a teoria e para gestores com insights para novos estudos e práticas para o dia a dia das empresas.


Palavras-chave


Marketing, Composto Mercadológico, Satisfação dos Clientes

Texto completo:

PDF

Referências


ALTAF, J. G.; ZANCANELLO, L. C.; FALCO, G. De P. Aspectos Preponderantes para a satisfação do cliente: o Caso 25 de Março. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, Volta Redonda/RJ, v. 2, n. 1, p. 67- 86, 2016. https://doi.org/10.20401/rasi.2.1.74.

ANGNES, D. L.; MOYANO, C. A. M.; LENGLER, J. F. B. Avaliação da Satisfação do Cliente em Serviços de Restaurantes com Aplicação do ACSI. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. São Paulo, p. 174-193, 2015. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.725.

ANISIMOVA, T.; WEISS, J.; MAVONDO, F. The influence of corporate brand perceptions on consumer satisfaction and loyalty via controlled and uncontrolled communications: a multiple mediation analysis. Journal Of Consumer Marketing, v. 36, n. 1, p. 33-49, 2019. http://doi.org/10.1108/jcm-05-2017-2199.

ARAÚJO, G. C.; MIRANDA JÚNIOR, L. G. Satisfação dos Consumidores que Frequentam Bares. Revista Hospitalidade, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 121-146, 2011.

BARBOSA, T. D.; TRIGO, A. C., SANTANA, L. C. Qualidade no Atendimento como Fator de Crescimento Empresarial. Revista de Iniciação Científica, v. 02, n. 02, p. 112-133, 2015.

BORDEN, N. H. The concept of the marketing mix. Journal of Advertising Research, v. 4, n. 2, p. 2-7, 1964.

BROCHATO, D. M.; CARDOSO, T. V. A. A propaganda e sua crescente utilização na internet. Lins, 2009. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC36919369893.pdf.

BRUMER, A. Gênero e Agricultura: A situação da mulher na agricultura do Rio Grande do Sul. Revista Estudos Feministas, v. 12, n. 1, p. 205-227, 2004.

CALDEIRA, A. L. R.; BRASILINO, S. S.; NATALI, V. L. Nível de satisfação dos clientes da loja São Pedro. Revista Saberes, v. 3, p. 53-71, 2015.

CARPIO, K. V. H. et al. How Institutions Promote Digital Marketing in Small and Medium International Companies: Comparison between Costa Rica and France. Technology Innovation Management Review, v. 10, n. 4, p. 58-71, 2020.

CHURCHILL, G. A. JR.; PETER, J. P. Marketing criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

CROCCO, L. et al. Marketing: perspectivas e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

FU, X. et al. How do expectations shape consumer satisfaction? an empirical study on knowledge products. Journal of Electronic Commerce Research, v. 21, n. 1, p. 1-20, 2020.

HAUBERT, D. A satisfação dos clientes em uma empresa atacadista: um estudo na Videosom Distribuidora. 2012. 114 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, 2012.

HELENA, L. A.; SPERS, E. E. Modelos de mensuração da satisfação de clientes: um estudo de caso com alunos de administração. Revista de Ciência da Administração, v. 7, n. 13, 2005. https://doi.org/10.5007/%25x.

HOSSAIN, A. et al. Banking service in Bangladesh: the impact of service marketing mix on purchase intention of university students. Strategic Change, v. 29, n. 3, p. 363-374, 2020. http://dx.doi.org/10.1002/jsc.2335.

KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Principles of marketing. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2010.

KOTLER, P.; KELLER, K. Marketing management. 15. ed. London: Pearson, 2016.

LARA, J. E. et al. Net Promoter Score: Aplicação no Relacionamento com Clientes de Alta Renda na CAIXA - uma Instituição Financeira Pública Brasileira. In: Simpósio de Iternacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, V, São Paulo, 2016. Anais… São Paulo: SINGEP, 2016.

LEVRINI, G.; MACIEL, G. Fatores de influência no processo de compra de serviço de turismo por idosos. Marketing & Tourism Review, v. 1, n. 1, p. 1-34, 2016.

MAHAJAN, P.; GOLAHIT, S. Service marketing mix as input and output of higher and technical education: A measurement model based on students’ perceived experience. Journal of Applied Research in Higher Education, v. 12, n. 2, p. 151-193, 2019. https://doi.org/10.1108/JARHE-01-2019-0022.

MELO, R. M; TONTINI, J.; MALHEIROS, M. B.; ROSSATO, V. P.; WEGNER, R. S. O ENGAJAMENTO PÚBLICO ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS. Revista Estudo & Debate, v. 28, n. 3, p. 88-111, 2021. http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036x.v28i3a2021.2865

MITRE, J. Satisfação do cliente como ponto de partida para aumentar a competitividade de um hospital especializado. 2018. 68 p. Trabalho Aplicado (Mestre em Gestão para a Competitividade) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2018.

NAWI, N. B. C. et al. Brand image and consumer satisfaction towards Islamic travel packages. Asia Pacific Journal Of Innovation And Entrepreneurship, v. 13, n. 2, p. 188-202, 2019. http://doi.org/10.1108/apjie-02-2019-0007.

PINHO, G.; ANDREOLI, T. Influência do Valor da Marca na Decisão de Compra: Uma Análise dos Calçados Esportivos Utilizados na Prática de Musculação. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 7, n. 2, p. 156-174, 2017. https://doi.org/10.4025/rimar.v7i2.34618.

PINTO, J. C.; OLIVEIRA, A. P. Determinantes na satisfação de clientes em hotéis de cinco estrelas em Portugal. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Lisboa, v. 7, n. 2, 2008.

PITTOL, E.; BORGES, G. R. Fatores que influenciam produtores rurais de Anta Gorda a escolherem uma loja agropecuária de insumos agrícolas. Revista Destaques Acadêmicos, v. 5, n. 1, 2013.

PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C.de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REICHHELD, F.; MARKEY, R. A pergunta definitiva 2.0. Rio de Janeiro, Alta Books, 2018.

RIGHI, M. B. Mensuração das relações da satisfação dos clientes de telefonia celular com seus antecedentes e consequentes. Revista de Gestão, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 627-646, 2012. https://doi.org/10.5700/rege481.

SANTOS, N. F. Estratégias de marketing e as demandas do consumidor: um estudo sobre o composto promocional da indústria alimentícia. Administração de Empresas em Revista, v. 2, n. 16, p. 1-21.

SILVA, S. A. F. Net Promoter Score: Aplicação no Relacionamento com Clientes de Alta Renda numa Instituição Financeira Pública Brasileira. 2015. 164 p. Dissertação (Mestre em Administração) – Fundação Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2015.

SILVA, A. K. M.; SILVA, F. F. Marketing promocional como ferramenta gerencial para aumentar a produtividade e a qualidade em serviços educacionais. Revista Gestão Industrial, Paraná, v. 6, n. 3, p. 79-99. 2010. https://doi.org/10.3895/S1808-04482010000300005.

SILVA, T. S.; CARDOSO, M. N.; MALHEIROS, M. B. “Impulsione a sua carreira!”: desenvolvimento de estratégias de comunicação de marketing para um evento. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-19, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3676.

TONTINI, J. et al. Marketing digital: um estudo da produção científica brasileira entre 1999 e 2016. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1-22, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3271.

YOSHIHARA, F. G.; CASSIANO, C. M. A importância da embalagem na comunicação com o consumidor. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXXIII, Caxias do Sul, 2010, Anais… Caxias do Sul: CBCC, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.