A NOVA ONDA DO CONHECIMENTO: O COVID-19 E AS COMUNIDADES DE PRÁTICA NA DOCÊNCIA

Elizeu Barroso Alves, Vanessa Estela Kotovicz Rolon, Aline Purcote

Resumo


Em 12 de março de 2020, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus no Brasil, a IES (Instituição de Ensino Superior) pesquisada determinou que professores e alunos, que se encontravam em situação de risco, fossem para casa, em quarentena, e no dia 17 de março, os demais professores e alunos, que não estavam em situação de risco, entraram em quarentena também, assim, as aulas da modalidade presencial passariam a ser ofertadas por meio de videoconferência. Apesar de a IES ter experiência em EAD, 50% dos professores que lecionavam na modalidade presencial nunca haviam lecionado na modalidade a distância, conforme dados da pesquisa. O desafio estava posto, a partir do dia 18 de março, o presencia passaria a ser por meio de teleaulas, em uma plataforma interna. O objetivo deste estudo foi analisar se a necessidade de se adaptar a uma nova metodologia, fez com que os professores formassem uma comunidade de prática e se esta comunidade, caso tenha sido formada, levou à Aprendizagem Organizacional. O resultado da análise dos dados confirmou a criação de uma comunidade de prática entre os docentes, que levou à Aprendizagem Organizacional.


Palavras-chave


comunidade de prática, aprendizagem organizacional, teleaulas

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