O nível de impacto das políticas públicas de empreendedorismo no negócio social habitacional ABRA Arquitetura

Filipe de França Monteiro Vasconcelos, Jéssica Moliterno Genú, Ademir Macedo Nascimento

Resumo


Considerando-se que a  precariedade habitacional dos brasileiros é um dos principais problemas sociais enfrentados atualmente, entende-se como essencial o incentivo de políticas publicas direcionadas a empreendimentos que atuam objetivando melhorias nesse contexto. Entende-se por políticas públicas as ferramentas utilizadas pelo poder público para atingir o bem estar social, podendo prestar auxílio também para o segmento de negócios, incluindo-se os negócios sociais habitacionais. O objetivo da pesquisa é verificar a influência das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo nos desafios enfrentados pelos negócios sociais habitacionais, através de um estudo de caso com a organização ABRA Arquitetura. Os resultados apontam que o impacto das políticas públicas nesse negócio social é baixo, cuja causa principal é o desconhecimento delas pelo negócio social selecionado. Descobriu-se também que enquanto se faz pouco uso das políticas do estado, em momentos específicos, consideram-se os potenciais empreendedores sociais concorrentes como parceiros, denominando-os como co-competitivos, em face dessa simultânea cooperação e competição entre eles.

Palavras-chave


Políticas Públicas; Desafios; Negócio Social; Setor habitacional.

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