AUDITORIA INDEPENDENTE: A MENSURAÇÃO DA MATERIALIDADE NO MERCADO DE VAREJO BRASILEIRO

Cauã Souza Campos, Marcelo Rabelo Henrique, Antonio Saporito

Resumo


A Auditoria como atividade essencial para promover o Compliance no ambiente de negócios brasileiro, que se encontra em sua grande parte focado em atender os requisitos normativos. O Objetivo geral foi evidenciar os conceitos de auditoria e também demonstrar as diferentes formas de mensuração da materialidade de acordo com a teoria. Já os objetivos específicos foram: Conceituar auditoria, contextualização e objetivos; Demonstrar os riscos de auditoria e a materialidade; Fornecer métricas e referenciais para avaliação dos impactos dos erros e desvios nas demonstrações financeiras. A metodologia através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que se constrói sob a ótica de um projeto que se utiliza de dados estatísticos e a comparação com a teoria aplicada. Desta forma, avaliam-se as melhores métricas com base teórica dos métodos e orientações para os trabalhos de Auditoria, observando as demonstrações contábeis. A pesquisa levou em consideração as principais características das maiores empresas do setor de varejo brasileiro. Ao observar as métricas e escalas, utilizadas pelo mercado, verificamos que os parâmetros são apropriados e que atendem a gama de riscos e necessidades de asseguração dos usuários da informação contábil. Ainda sobre as métricas e escalas utilizadas, principalmente pelas Firmas de auditoria, para estimar os níveis toleráveis de distorções para os testes elaborados nas demonstrações financeiras, fornecer apoio a determinação do escopo dos trabalhos e fornecer métricas e referenciais para avaliação dos impactos dos erros e desvios nas demonstrações financeiras.

Palavras-chave


Materialidade; Auditoria; Gerenciamento de Risco.

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