UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA ADOÇÃO DE UMA NOVA TECNOLOGIA: SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA MINERAL CANALIZADA
Resumo
Esta pesquisa analisou-se o processo de adoção de uma nova tecnologia de abastecimento de água mineral encanada de uma empresa no município de Belém/PA. Para o desenvolvimento do artigo apresentaremos uma pesquisa descritiva utilizando o método de amostra, não-probabilística, escolhida por meio de uma técnica de amostragem por conveniência. Foi realizada uma entrevista com aplicação de questionário com 14 questões, na busca de resultados através de um modelo de negócio tecnológico inovador. A pesquisa permitiu concluir que grandes partes dos entrevistados não conheciam a empresa, porem a grande maioria adotaria a nova tecnologia de água mineral encanada e também acharam a tecnologia interessante e inovadora. Possíveis questões negativas também foram observadas em relação ao modo de distribuição tradicional de água mineral, como a falta de praticidade, insegurança e incomodo respondidas pelos entrevistados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, F. A inovação empresarial e sustentabilidade de empresas a partir das mudanças organizacionais. Administradores.com,2013.Disponívelem:.Acesso em: 11 de mar. 2020.
BASTITOTI, Vitória. Empresário cria sistema de água em residência “por assinatura”. Pequenas Empresa e Grandes Negócios, 2017. Disponívelem:. Acessoem: 11 de março de 2020.
BOTELHO, D; GUISSONE, L. Varejo: Competitividade e Inovação. Rev. adm. empresa. vol.56 no.6 São Paulo Nov./Dec. 2016.
BRASILEIRO, A.F; MORANDI, T.A. As forces estratégicas de Michael Porter no ramo audio visual: Estudo de caso de uma produtora de São João Del-Rei (MG). Revista Brasileira de iniciação cientifica em comunicação social, Minas Gerais, v. 6, n. 1.2014.
CANTANHEDE, L.R.C; DIAS, E.J.P; GAMMARANO, I.J.L.P; FILHO, E.J.M.A. Comportamento do consumidor de tecnologia vestivel: Caracteristicas que influenciam na interação de consumo. Revista Eletrônica de Administração. Porto Alegre. Vol. 24, n 3. Setembro/dezembro. 2018.
CHIUSOLI, C. L; ANTONIO, G. S; PRETTO, L. C;& SILVA, M. E. O Consumidor E O Uso Do Cartão Crédito Como Meio De Pagamento. Facit Business and Technology Journal, 1(14). 2020.
Como líderes globais enxergam o cenário atual da inovação?GE DO BRASIL. 2018. Disponível:https://gereportsbrasil.com.br/como-l%C3%ADderes-globais-enxergam-o-cen%C3%A1rio-atual-da-inova%C3%A7%C3%A3o-23c43fa01b5b. Acesso em: 08 de março de 2020.
DIAS, E.J.P; FILHO, E.J.M.A. Comportamento do consumidor no setor educacional: Adoção e aceitação de novas tecnologias. Rev. Impressa. vol.14 no.2. Belo Horizonte, abril/junho 2013.
JUNIOR, F.P.P; PRADO, P.H.M. A adoção de inovações em produtos de alta tecnologia por jovens: O caso de telefone celular. Rev. Facecla. V. 5, n.1, maio/2006.
HAWKINS, L; MOHTERSBAUGH, David. Del I. Comportamento do Consumidor: construindo a estratégia de marketing; 13. Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
NEMOTO, M.C.M.O; SANTOS, G.Z.V.S; PINOCHET, L.H.C. Adoção de inovação das coisas para melhoria de desempenho de sustentabilidade na Klabin. Rev. Gestão & Tecnologia. vol.18. n1.P. 197-224, jan/abr.2018.
NOGAMI, V. K. C. Desenvolvimento de um Framework de adoção da Inovação no Mercado de baixa renda. Rev. administração contemporânea. Curitiba, V 22, n 5, p. 726-744, Oct. 2018.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. A Morderna Administração Integrada: Abordagem estruturada, simples e de baixo custo. São Paulo: Atlas, 2013.
OLIVEIRA, E. D; MARTINS, T. D. C. D;SANTOS, W. R., SERRA, M. C., & PINHEIRO, E. M. Análise Mercadológica da Água Mineral Engarrafada Em São Luís-MA. Qualitas Revista Eletrônica, 19(3), 38-52. 2020.
PENHA, D, P, S. Marketing Digital: a relevância dos digitais influencers na decisão de compra do consumidor atual. 2019.
PEREZ, Gilberto. Adoção de inovações tecnológicas: um estudo sobre o uso de sistemas de informações na área de saúde. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Doi:1 .11606/T. 12.2077. tde-15042007-165611. Acesso em: 27-03-2020.
SANTANA, D.O; REIS, A.A.C; OLIVEIRA, R.S. Estudos sobre o comportamento do consumidor na SciELO. Rev. Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.vol 5, nº 2, abril/2016.
SCHARDONG, Guilherme. Determinantes da intenção de compra de produtos comercializados por lojas online chinesas. Caxias do Sul, 2018.
SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. 11. ed. Santana: Bookman Editora Ltda, 2016.
SOUZA, R. V. D. Adoção de Produtos e Serviços Baseados em Tecnologia pelo Consumidor: uma avaliação da aplicabilidade da Technology Readiness Index no contexto brasileiro. 2002.
SPC BRASIL. 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento. Disponível:Acesso em: 10 nov. 2020.
Apontamentos
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181