Perspectiva de mudança do comportamento do consumidor devido à crise gerada pela pandemia do COVID-19

Carlos Henrique Fernandes, Thales Volpe Rodrigues, Joseane Pontes, Fernanda Tavares Treinta

Resumo


O consumidor foi afetado por diversas crises desde o início dos tempos. Entretanto, sempre encontrou meios de adaptar a elas criando um padrão não existente até o eventual momento. Perante esse cenário, o COVID-19 é a pauta da vez, graças a ela diversas empresas sofreram para alcançar seus clientes, porém nem todas, pois o consumidor ficou mais conectado as tecnologias proeminentes, principalmente aquelas com correlacionada à internet e aplicativos. Tanto grandes organizações quanto pequenas e médias empresas vão ter que aumentar seus níveis de prontidão em relação às tecnologias. Assim  o objetivo dessa pesquisa é fornecer uma perspectiva sobre o comportamento do consumidor após a pandemia e as implicações do COVID-19 para as empresas. Demonstra-se inicialmente um breve histórico do comportamento do consumidor após crises passadas, relacionando à crise atual do COVID-19. Em seguida são abordados os novos modelos de negócio que se destacaram durante a crise. Também expõe uma visão geral do comportamento do consumidor pós pandemia, apresentando as principais tendências, desafios e questões a serem analisadas futuramente. Percebeu-se que após um período traumático, com impactos econômicos, o consumidor tende em conter os gastos optando por soluções mais baratas e essenciais, e atualmente mais tecnológicas. Criando um panorama baseado em diversas empresas que durante o período de crise conseguiram alcançar patamares que possivelmente demoraria anos para atingir. Perante a eventual mudança do padrão de comportamento do consumidor, que acarretou uma nova perspectiva futura. Empresas independentes do seu tamanho que entenderem o processo vivido vão alcançar possivelmente uma vantagem competitiva.


Palavras-chave


COVID-19; comportamento do consumidor; Consumidor 4.0; Tecnologia; Tendências futuras; novos modelos de negócios.

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