A revolução do setor postal – aplicação do modelo EMCC em dois Correios Europeus

Roberto MINADEO, Maria Cristina Borges de OLIVEIRA

Resumo


Resumo

O presente estudo tem as finalidades de contextualizar e descrever brevemente, com o uso da metodologia da European monitoring centre on change (METHOD, 2008), o processo de revolução do setor postal da União Européia e, em especial, duas reestruturações de Correios, para contribuir com as discussões sobre o setor postal brasileiro que começaram a surgir de forma mais intensa nos últimos anos. Os dois casos escolhidos como representantes dessa revolução setorial foram o alemão (depois Deutsche Post DHL AG) e o dos Países Baixos (depois TNT Post NL). Essas escolhas se deveram à dimensão das reestruturações empreendidas em ambas as empresas, as quais compreenderam várias mudanças internas, expansão dos negócios nacionalmente e internacionalmente, fusão, aquisição, offshoring, encerramento de atividades, outsourcing e relocation. Os principais resultados dessas transformações nestes Correios foram a expansão da rede em termos de capacidade, diversidade e cobertura, a diversificação dos negócios, ampliação de produtos e serviços, oferecimento de soluções completas para os clientes (one-stop-shopping), incorporação de novas tecnologias, o que os tornou menos vulneráveis ao efeito substituição da correspondência física em suporte de papel pelos novos meios de comunicação.

Palavras-chave: Reestruturações Organizacionais; Setor Postal.

Abstract

This study has the purposes to contextualize and describe briefly, based on the methodology of the EMCC (European Monitoring Center on change), the process of revolution of the postal sector in the European Union and in particular the restructuring of two Post Offices, to contribute to the discussions on the Brazilian postal sector that began to emerge more intensively in recent years. The two cases chosen as representatives of this revolution were the German Post (for a while named Deutsche Post DHL AG) and the Netherlands Post (for a while named TNT Post NL). These choices were due to the dimensions of the restructuring undertaken in both companies, which comprised several internal changes, business expansion nationally and internationally, mergers, acquisitions, offshoring, closure activities, outsourcing and relocation. The main results of these changes in these Post Offices were the network expansion in capacity, coverage and diversity, diversification of business, expansion of products and services, offering complete solutions for customers (one-stop-shopping), incorporation of new technologies, which made them less vulnerable to the substitution effect of paper mail by the new media.

Keywords: Organizational Restructuring; postal sector.

 

 


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