O AMBIENTE HISTÓRICO E POLÍTICO DO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE

THALES BATISTA DE LIMA, ANIELSON BARBOSA DA SILVA

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a dimensão histórica e política do ambiente de aprendizagem do ensino em Administração na percepção de docentes que participaram da criação dos cursos de graduação em Administração no Nordeste. O percurso metodológico foi orientado pela abordagem qualitativa e utilizou entrevistas para buscar os significados desse ambiente na região estudada. Os resultados indicam a presença de elementos envolvendo o desenvolvimento do ensino, a perspectiva desenvolvimentista, o ensino tradicional e moderno e a relação entre o Governo e a região. O estudo revelou que o ambiente histórico e político do ensino em Administração no Nordeste influencia e impacta na qualidade do processo formativo do administrador, pois há peculiaridades ocorridas no ensino da região, apontadas pelos entrevistados, que auxilia na compreensão de certas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem atualmente em Administração.


Palavras-chave


Ambiente Histórico e Político. Ensino em Administração. Região Nordeste.

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