IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS AOS CLIENTES: UMA PESQUISA COM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS METALÚRGICAS

ALEX ECKERT, ANA PAULA MENEGUZZO, MARLEI SALETE MECCA

Resumo


A Contabilidade tem como principal objetivo fornecer informações estruturadas e úteis aos usuários da informação contábil. Para que estas informações tenham utilidade, é necessário que os usuários destas informações entendam a importância da contabilidade e do profissional contábil, e os empresários precisam entender as possibilidades de serviços que um profissional contábil habilitado é capaz de oferecer. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo identificar percepção e as expectativas dos empresários metalúrgicos de pequenas e médias empresas de Caxias do Sul – RS em relação ao profissional contábil e sobre os serviços por ele prestados para as suas empresas. Para atingir este objetivo, aplicou-se um questionário semiestruturado para a população-alvo. Os resultados da pesquisa indicam que o contador ainda tem muitas habilidades e competências para desenvolver na busca de desfazer a imagem de “guarda-livros”, adquirida ao longo da história, e buscando se tornar um parceiro de negócios dentro das organizações. Após análise dos questionários, pode-se concluir que a visão que os empresários de pequenas e médias empresas metalúrgicas possuem sobre os contadores é vinculada diretamente ao profissional operacional, que realiza a escrituração contábil, fiscal e calcula impostos.  Porém, já se pode perceber uma tendência a uma mudança desta imagem, pois através da análise das respostas, percebe-se que os empresários já enxergam o contador como um futuro parceiro de negócios, pois necessitam de informações por eles prestadas e as consideram de fundamental importância.


Palavras-chave


Contabilidade; Serviços Contábeis; Escritórios Contábeis; Gestão.

Texto completo:

PDF

Referências


ANGELO, Dorival Izidoro. A Importância das Informações Contábeis no Processo Decisório das Empresas. SAPIENTIA - CESAT - PIO XII – UNICES, Cariacica, n.4, p. 38-45, agosto, 2005.

CUNHA, Amanda; OLIVIO, Ana Caroline; MARTINS, Zilton Bartolomeu. Percepção de clientes acerca do grau de importância e nível de satisfação com os serviços prestados pelo profissional da contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 227, p. 70-81, 2017.

GRECO, Alvísio; AREND, Lauro. Contabilidade: teoria e prática básicas. 9 ed. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzato, 2001.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; FARIA, Ana Cristina de. Introdução à teoria da contabilidade: para o nível de graduação. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens ; SANTOS, Ariovaldo dos . Manual de Contabilidade Societária. São Paulo: Atlas, 2010.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 27.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MACEDO, Roberta de Cássia et al. Confiança nos relacionamentos em cluster de empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 57, n. 4, p. 330, 2017.

MACHADO, Vinicius Sucupira de Alencar; NOVA, Silvia Preira de Castro Casa. Análise Comparativa entre os Conhecimentos Desenvolvidos no Curso de Graduação de Contabilidade e o Perfil do Contador exigido pelo Mercado de Trabalho: Uma pesquisa de campos sobre a educação contábil. Revisa de Educação e Pesquisa em Contabilidade, São Paulo, c.2, n.1, p. 1-23, jan./ abr., 2008.

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MEGGINSON, Leon C.; MOSLEY, Donald C.; JR. PIETRI, Paul H. Administração: Conceitos e Aplicações.1986.

NÓBREGA, Clemente. A ciência da gestão: marketing, inovação, estratégia : um físico explica a gestão - a maior inovação do século XX - como uma ciência. Rio de Janeiro, RJ: SENAC, 2004.

PIRES, Charline Barbosa; OTT Ernani; DAMACENA, Claudio. “Guarda-Livros” ou “Parceiro de Negócios”? Uma Análise do Perfil Profissional Requerido pelo Mercado de Trabalho para Contadores da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). Revista Contabilidade Vista & Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v.20, n. 3, p. 157-187, jul./set., 2009.

SANTOS, Luís Carlos Barbosa dos; et al. Profissionais da contabilidade engajados no auxílio gerencial aos micros e pequenas empresas brasileiras. Revista Brasileira de Contabilidade, n. 210, p. 56-69, 2015.

TESCHE, Carlos Henrique; VENDRUSCOLO, Carlos Otávio; ALVES, Clodiana Brescovit; WAYERBACHER, Leonardo; SCHWEZ, Nicolau; DALBÉN, Odilon José Bussata. Contabilidade: ciência, técnica ou arte?, Belo Horizonte, v.4, p. 23-33, fev., 1992.

VIEIRA, Maria das Graças. Ética na profissão contábil. 1ed. São Paulo: IOB, 2006.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3.ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.