EMPREENDEDORISMO VERDE: UMA ALTERNATIVA PARA NOVOS NEGÓCIOS

Samanda Silva da Rosa

Resumo


A conscientização para a necessidade da preservação dos recursos e das características naturais do meio ambiente é um tema amplamente discutido e divulgado atualmente para incentivar uma mudança de comportamento das empresas para que realizem a gestão dos recursos de maneira sustentável. Logo a adoção de práticas sustentáveis por parte da organização pode trazer uma série de benefícios, tanto para o meio ambiente como para as empresas. O presente artigo constitui-se de uma revisão bibliográfica cujo objetivo geral consiste em investigar as principais características do empreendedorismo verde. Os objetivos específicos, por sua vez, visam apresentar os aspectos que envolvem o empreendedorismo; destacar a importância da gestão ambiental nas organizações; e identificar os benefícios dos empreendimentos verdes. A realização do estudo justifica-se pela abordagem de um assunto importante para as organizações contemporâneas que se deparam com os contínuos desafios de competitividade no mercado, incluindo a exigência cada vez maior dos consumidores no que tange a sustentabilidade empresarial. Os resultados mostram que, através do empreendedorismo verde, é possível atrelar a preservação do meio ambiente à melhoria dos resultados organizacionais, uma vez que as empresas verdes são capazes de reduzir custos; melhorar o relacionamento com as partes interessadas; fortalecer a sua marca; e assim, aumentar a sua competitividade no mercado.


Palavras-chave


Empreendedorismo Verde. Gestão Ambiental; Ecoeficiência; Sustentabilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BELLEN, Hans Michael Van. Gestão ambiental e sustentabilidade. 3. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2015.

BOSQUETTI, Marcos Abílio. Cultura empreendedora e criatividade. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2016.

CNI, Confederação Nacional da Indústria. Cartilha Gestão da Inovação, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2020.

DALMORO, Marlon; VENTURINI, Jonas Cardona; PEREIRA, Breno Augusto Diniz. Marketing Verde: responsabilidade social e ambiental integradas no envolvente de marketing. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 11, n. 30, p. 38-52, jan./mar., 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2020.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo Corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2008.

FIATES, Gabriela Gonçalves Silveira. Criatividade e desenvolvimento de novos conceitos. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2014.

SEBRAE. GEM 2018 - Global entrepreneurship monitor. 2019. Disponível em: . Acesso em: 21 mai. 2020.

_______. Painel de empresas. 2020. Disponível em: . Acesso em: 21 mai. 2020.

GONZAGA, Carlos Alberto Marçal. Marketing verde de produtos florestais: teoria e prática. Revista Floresta, Curitiba, v. 35, n. 2, p. 353-368, maio-ago. 2005. Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2020.

HARRINGTON, James; KNIGHT, Alan. A Implementação da ISO 14000: como atualizar o sistema de gestão ambiental com eficácia. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Cadernos de consumo sustentável: construções. Brasília: Governo Federal, 2019.

PORTER, Michel Eugene; LINDE, Claas Van Der. Verde e competitivo superando o impasse. Rio de Janeiro: Elsevier, 1995.

STELZER, Joana. Empreendimentos e modelos de negociação. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2012.

SALIM, Cesar Simões. Construindo Planos de Empreendimentos: negócios lucrativos, ações sociais e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão Ambiental e Responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focada na realidade brasileira. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

TERA. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): o que é e qual é a sua importância. 2014. Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2020.

WBCSD, World Business Council for Sustainable Develpoment. A ecoeficiência: crie mais valor com menos impacto. Lisboa: WBCSD, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.