FATORES QUE INFLUENCIAM A RESISTÊNCIA DO CONSUMIDOR A NÃO ADOÇÃO DO SERVIÇO DE TRANSPORTE ALTERNATIVO UBER EM BELÉM DO PARÁ

Edgar José Pereira Dias, HEVERTON MICHELL MOREIRA DA SILVA, LUANA THAIS DE SOUZA PEREIRA, RAMÓN OVÍDIO DE BARROS JÚNIOR

Resumo


O presente artigo tratou do estudo do comportamento do consumidor referente aos fatores que vem a influenciar o consumidor a não adotar o serviço de transporte alternativo oferecido pela empresa Uber na cidade de Belém do Pará, demonstrando que, mais do que nunca, é relevante saber sobre a resistência em adotar algo novo. Foi capaz de verificar as barreiras que vão influenciar a decisão de compra dos consumidores, como, por exemplo, barreiras funcionais e barreiras psicológicas. Portanto, o artigo teve como objetivo compreender os fatores que levam o consumidor a resistência à adoção. A metodologia utilizada consiste na pesquisa de campo exploratória com abordagem qualitativa. Esta pesquisa foi aplicada dentro da região metropolitana de Belém, na qual foi elaborado um questionário online, com questionamentos diretamente ligados à experiência do usuário com o Uber. Na análise de dados identificamos fatores que geraram resistência diante das respostas dos participantes nos quais são, medo, insegurança e falta de confiança, essas foram uma das barreiras encontradas. A presente pesquisa conseguiu responder a problemática proposta identificando quais os fatores que levam o consumidor a não adotar o Uber como transporte alternativo e atingindo o objetivo de compreender quais os fatores que levam o consumidor a resistência à adoção. A compreensão dos fatores que influenciam na não adoção do transporte alternativo Uber é de total importância para empreendedores e organizações que buscam a melhoria de serviços aos seus consumidores, para que assim, sejam lançados produtos e serviços na sociedade com as exigências que o mercado proporciona.

Palavras-chave


Transporte alternativo; Uber; resistência; consumidor; não adoção.

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