COMPORTAMENTO DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL E CONFIANÇA INTERPESSOAL: VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO COM TRABALHADORES DO SETOR DE TÉCNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Gabrielle Loureiro de Ávila Costa, Michel Barboza Malheiros, Vania de Fátima Barros Estivalete, Taís de Andrade

Resumo


Este estudo tem como objetivo a validação de conteúdo dos instrumentos de Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) e Confiança Interpessoal (CI) no setor de TI. Neste trabalho a validação ocorreu com 18 colaboradores especialistas do setor de TI de uma empresa que desenvolve sistemas na área de gestão. Os resultados evidenciaram consonância do instrumento para o setor de tecnologia, tendo em vista que não houve dificuldades, por parte dos especialistas, em compreender as perguntas, além disto não houve sugestões de melhorias para o instrumento. Considera-se que a validação de conteúdo é uma etapa importante em uma pesquisa acadêmica, pois demonstra a adequação dos instrumentos para determinados contextos e populações. Diante disto, entende-se que esta pesquisa avança na literatura por fortalecer os resultados da validação destes dois instrumentos, feita por Andrade (2017) para o contexto brasileiro, com colaboradores do setor educacional.

Palavras-chave


Comportamento de Cidadania Organizacional; Confiança Interpessoal; Validação de conteúdo; Comportamento Organizacional; Tecnologia da Informação

Texto completo:

PDF

Referências


ABABNEH, K. I.; HACKETT, R. D. The direct and indirect impacts of job characteristics

on faculty organizational citizenship behavior in the United Arab Emirates (UAE). Higher Education, v. 77, n. 1, p. 19-36, 2019.

ANDRADE, T. Antecedentes Contextuais dos Comportamentos de Cidadania Organizacional. 2017. 189 f. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.

BARNARD, C. I. As funções do executivo. São Paulo, Atlas, 1971.

BHATTI, M. H. et al. Impact of participative leadership on organizational citizenship behavior: Mediating role of trust and moderating role of continuance commitment: Evidence from the Pakistan hotel industry. Sustaintability, v. 11, n. 4, p. 1-21, 2019.

BORMAN, W. C., MOTOWIDLO, S. J. Task performance and contextual performance: The meaning for personnel selection research. Human Performance, v. 10, n. 2, p. 99-109, 1997. https://doi.org/10.1207/s15327043hup1002_3.

COSTA, A. C. Work team trust and effectiveness. Personnel Review, v. 32, n. 5, p. 605-623, 2003. https://doi.org/10.1108/00483480310488360.

CHENG, X.; FU, S.; DRUCKENMILLER, D. Trust Development in Globally Distributed Collaboration: A case of U.S and Chinese Mixed Teams. Journal of Management information Systems, v. 33, n. 4, p. 978-1007, 2016. https://doi.org/10.1080/07421222.2016.1267521.

CINGÖZ. A.; AKDOĞAN, A. A. A Study on Determining the Relationships Among

Corporate Social Responsibility, Organizational Citizenship Behavior and Ethical Leadership. International Journal of Innovation and Technology Management, v. 17, n. 1, p. 1-19, 2019. https://doi.org/10.1142/S0219877019400042.

DEKAS, K. H. et al. Organizational Citizenship Behavior, Version 2.0: A review and Qualitative Investigation of OCBs for Knowledge Workers at Google and beyond. The Academy of Management Perspectives, v. 27, n. 3, p. 219-237, 2013. https://doi.org/10.5465/amp.2011.0097.

FACHEL, J. M. G.; GAMEY, S. A. Avaliação Psicométrica: a qualidade das medidas e o entendimento dos dados. In: CUNHA, J. A. (Org.). Psicodiagnóstico. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artes médicas, 2000, pp.158-170.

FANZERES, N.; LIMA, L. C. Evidências da Adaptação de Profissionais de secretariado ao trabalho virtual. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 42-64, jan./abr. 2018.

FERRIN, D. DIRKS, K. T. Trust in Leadership: Meta-Analytic Findings and Implications for Research and Practice. Journal of Apllied Psychology, v. 87, n. 4, p. 611-628, 2002. https://doi.org/10.1037/0021-9010.87.4.611.

HAIR, J. F. et al. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2007.

HALBESLEBEN, J. R. B.; WHEELER, A. R. To Invest or Not? The Role of Coworker Support and Trust in Daily Reciprocal Gain Spirals of Helping Behavior. Journal of Management, v. 41, n. 6, p. 1628-1650, 2015. https://doi.org/10.1177/0149206312455246.

KATZ, D.; KAHN, R. L. Psicologia social das organizações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1978.

LEE, D.; STAJKOVIC, A. D.; CHO, B. Interpersonal Trust and Emotion as Antecedents of Cooperation: Evidence From Korea1.Journal of Applied Social Psychology, v. 41, n. 7, p. 1603-1631, 2011. https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.2011.00776.x.

LEE, U. H.; KIM, H. K.; KIM, Y. H. Determinants of Organizational Citizenship Behavior and Its Outcomes. Global Business & Management Research: An International Journal, v. 5, n. 1, p. 54-65, 2013.

LUHMANN, N. Familiarity, Confidence, Trust: Problems and Alternatives. In: Gambetta, D. (ed.) Trust: Making and Breaking Cooperative Relations, electronic edition, Department of Sociology, University of Oxford, chapter 6, pp. 94-107, 2000.

MARQUES, M. L. O.; SOUZA, D. F. F.; MORI, A. L. P. Liderança e Comportamento Organizacional: Um estudo de caso no sistema carcerário. Revista da Universidade Vale do Rio Verde Três Corações, v. 13, v. 1, p. 142-153, 2015. https://doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.1891.

MCALLISTER, D. J. Affect-and cognition-based trust as foundations for interpersonal cooperation in organizations. Academy of management journal, v. 38, n. 1, p. 24-59, 1995. https://doi.org/10.2307/256727.

MCCAULEY, D. P.; KUHNHERT, K. W. A theoretical review and empirical investigation of employee trust in management. Public Administration Quarterly, p. 265–284, 1992.

NYHAN, R. C. Changing the Paradigm Trust and its Role in Public Sector Organizations. The American Review of Public Administration, v. 30, n. 1, p. 87-109, 2000. https://doi.org/10.1177/02750740022064560.

OH, Y. O.; PARK, J. J. New Link Between Administrative Reforms and Job Attitude: The Role of Interpersonal Trust in Peers as a Mediator on Organizational Commitment. International review of Public Adminsitration, v. 16, n. 3, p. 65-88, 2011. https://doi.org/10.1080/12294659.2011.10805208.

ORGAN, D. W. Organizational citizenship behavior: the good soldier syndrome. Canada: Lexington Books, 1988.

RENNÓ, L. Validade e Confiabilidade das Medidas de Confiança Interpessoal: O Barômetro das Américas. Dados - Revista de Ciências Sociais, v. 54, n. 3, p. 391-428, 2011. https://doi.org/10.1590/s0011-52582011000300005.

SCHUSTER, M. E. Mercado de Trabalho de Tecnologia da Informação: o perfil dos profissionais demandado. 2008, 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso Em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

SILVA, D. H. Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia: oportunidades e riscos. Revista Brasileira Política Internacional, v. 50, n. 1, p. 05-28, 2007. https://doi.org/10.1590/s0034-73292007000100001.

TOURIGNY, L. et al. Ethical leadership and corporate social responsibility in China: A multilevel study of their effects on trust and organizational citizenship behavior. Journal Of Business Ethics, p. 158, n. 2, p. 427-440, 2019.

WINCKLER, N. C.; MOLINARI, G. T. Competição, Cooperação e Coopetição: Revendo os conceitos em estratégias interorganizacionais. Revista ADMpg Gestão Estratégica, v. 4, n. 1, 2011.

YILDIZ, H. The Interactive Effect of Positive Psychological Capital and Organizational

Trust on Organizational Citizenship Behavior. SAGE Open, p. 1-15, jul/sep. 2019. https://doi.org/10.1177/2158244019862661.

ZANINI, M. T. F.; MIGUELES, C. P. O Papel Mediador entre Confiança e Desempenho Organizacional. Revista de Administração, v. 49, n. 1, p. 45-58, 2014. https://doi.org/10.5700/rausp1130.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.