ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DO IMPACTO DE AUDITORIA INTERNA OPERACIONAL APLICADA EM ÓRGÃO DE SAÚDE MUNICIPAL

Vitor Senna de Faria Senna de Faria

Resumo


Cada vez mais a auditoria interna se destaca como uma ferramenta valorosa de controle nas instituições públicas, com estruturas de controle sendo implantadas até mesmo pelos entes federativos municipais, permitindo relacionar e avaliar as organizações públicas sob aspectos de adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos sistemas, estruturas e processos de controle interno. A hipótese da pesquisa é a existência de impacto positivo sobre os indicadores de produtividade após a realização de auditoria interna operacional no órgão estudado. O presente estudo se deu através de estudo de caso, devido ao fato de o autor ser funcionário público efetivo ocupante do cargo de Auditor Interno na Prefeitura de Balneário Camboriú. Foi utilizado o meio de pesquisa exploratória de abordagem indireta, com base principalmente em análise documental e bibliográfica, com coleta de informações de relatório de auditoria acerca do órgão em questão. Quanto à perspectiva, a mesma é classificada como qualitativa descritiva, visto que busca compreender particularidades e mudanças comportamentais nos indivíduos do órgão auditado, sob o aspecto de produtividade profissional. O objetivo geral desta pesquisa é analisar os impactos de auditoria operacional realizada em órgão municipal de saúde da Prefeitura de Balneário Camboriú, enquanto os objetivos específicos são: apresentar conceitos de auditoria e auditoria operacional; apresentar funcionamento da Divisão de Auditoria Geral dentro do município de Balneário Camboriú; identificar os motivos que levaram à abertura do Processo de Auditoria Operacional; verificar o impacto da auditoria no tocante à produtividade do órgão auditado. O resultado deste trabalho permitiu concluir que a auditoria operacional realizada pela Divisão de Auditoria Geral da Prefeitura de Balneário Camboriú teve impacto positivo na produtividade do órgão de saúde auditado, com melhora nos indicadores de produtividade dos fisioterapeutas que trabalhavam no órgão de saúde, inclusive com redução do absenteísmo dos pacientes necessitados.


Palavras-chave


Administração Pública; Auditoria Interna; Auditoria Governamental; Controle Interno

Texto completo:

PDF

Referências


Constituição da República Federativa do Brasil - 1988. Disponível em Acesso em: 09/02/2017.

Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em Acesso em 09/02/2017.

Lei Municipal Ordinária Nº 3815, de 14 de agosto de 2015. Dispõe sobre a criação, estrutura e atribuições da Secretaria de Controle Governamental e Transparência Pública do município de Balneário Camboriú, e estabelece procedimentos para sua implantação, e dá outras providências. Disponível em: Acesso em 09/02/2017.

ALBUQUERQUE, Frederico de Freitas Tenório. A auditoria Operacional e seus desafios: um estudo a partir da experiência do Tribunal de Contas da União. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

ARAÚJO, Inaldo da Paixão Santos. Introdução à Auditoria Operacional. 1.Ed. Editora FGV. Rio de Janeiro, 2001.

ATTIE, William. Auditoria Interna. 2a ed. São Paulo: Atlas, 2007.

FIGUEIREDO, Carlos Maurício; NÓBREGA, Marcos (org.). Administração Pública: direito administrativo, financeiro e gestão pública: prática, inovações e polêmicas. São Paulo, 2002.

INTOSAI. Princípios Fundamentais de Auditoria no Setor Público. Disponível em: http://www.tce.sc.gov.br/files/file/auditoria/normas/intosal1.pdf.

LIMA, Diana Vaz de; CASTRO, Róbison Gonçalves de. Contabilidade Pública: Integrando

União, Estados e Municípios (Siafi e Siafem). 2.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

PLATT NETO, Orion Augusto. et al. Publicidade e Transparência das Contas Públicas: obrigatoriedade e abrangência. Revista Cont. Vista & Revista. Belo Horizonte, v.18, no 1, p.75-94, jan./mar. 2007.

PETER, Maria da Glória Arrais; MACHADO, Marcus Vinicius Veras. Manual de Auditoria Governamental. São Paulo: Atlas, 2007.

PETER, Maria da Glória Arrais; MACHADO, Marcus Vinícius Veras. Manual de Auditoria Governamental. 1a Ed. – 4a reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

PINHO, Ruth Carvalho de Santana. Fundamentos de auditoria: auditoria contábil: outras aplicações de auditoria. São Paulo: Atlas, 2007.

ROCHA, Arlindo Carvalho. Auditoria Operacional no Setor Público – Apostila do 4º Programa de Capacitação em Metodologia da Auditoria Operacional no Setor Público. Florianópolis, 2004.

VITALI, Pedro. Auditoria Operacional - Uma estratégia de qualidade para o serviço público. Trabalho de Pós-Graduação - Especialização em Administração e Auditoria Aplicada ao Controle Externo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.