EMPREENDEDORISMO E A ATITUDE EMPREENDEDORA: UM RELATO DE SUA IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA

Samanda Silva da Rosa

Resumo


Este artigo aborda o empreendedorismo como um fator de desenvolvimento econômico e social, sendo que através de ações empreendedoras, uma oportunidade percebida no mercado torna-se um novo negócio ou a criação de novos produtos e serviços. O empreendedor é tido como um agente de mudanças na sociedade, pois promove riquezas e desenvolvimento diante de incertezas e grandes desafios, tornando possível a sua sobrevivência e a de outros, envolvidos em seus projetos. Mas para ter sucesso no seu empreendimento, o agente empreendedor necessita de habilidades e ações empreendedoras que visem a sobrevivência do mesmo no mercado. Por fim, o artigo ressalta que é um empreendedor, o indivíduo que ao perceber uma oportunidade não mede esforços para convergir suas ideias em inovações.


Palavras-chave


Empreendedorismo; Agente empreendedor; Atitudes Empreendedoras; Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico.

Texto completo:

PDF

Referências


BOAVA, D. L. T.; MACEDO. F. M. F. Estudo sobre a essência do empreendedorismo. EnANPAD, Salvador: 2006. Disponível em:

va-macedo-estudo-sobre-a-essencia-do-empreendedorismo-pdf>. acesso em 10 maio 2020.

BULGACOV, Yára L. M. et al. Jovem empreendedor no Brasil: a busca do espaço da realização ou a fuga da exclusão? RAP, v. 45, n. 3, Rio de Janeiro: maio/jun. 2011, p. 695-720,

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. 30ª ed. rev. e atual. São Paulo: Editora de Cultura, 2006.

DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

______. A. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DUARTE, Maiara N. M.; CARMO, Shaiani de O. do; VALADÃO, Renata de S. Empreendedorismo: estratégia de negócio para tempos de crise. Revista InterAtividade, v. 5, n. 1, Andradina: 1º sem. 2017, p. 80-97.

FILION, Louis Jacques. Empreendedorismo e Gerenciamento: processos distintos, porém complementares. Revista de Administração de Empresas, EAESP/FGV. v. 7 n. 3, Jul./Set. 2000, p. 2-7.

FREITAS, Ernani Cesar de; KRAI, Lucas Saldanha. Gestão organizacional em empresas familiares no Vale do Rio dos Sinos. Revista de Gestão, v. 17, n. 4, São Paulo: out./dez. 2010, p. 387-402.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 9ª ed. São Paulo: McGraw Hill. 2014.

KURGUN, H. et al. Entrepreneurial Marketing – The Interface between Marketing and Entrepreneurship: A Qualitative Research on Boutique Hotels. European Journal of Social Sciences, v. 26, n. 3, 2011.

LIMA, Brendha R. de. et al. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil: 2016. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco. Curitiba: IBQP, 2017.

MANUAL DE OSLO. Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3ª ed. OCDE/OECD/ FINEP: 1997.

MELLO, Maria Consuelo. Como agir de maneira empreendedora? Brasília: Sebrae, 2018, 37 p.

RODRIGUES, M. T. O Fenômeno do Empreendedorismo e as Teorias Organizacionais: Identificando a Interseção Teórica dos Domínios. XXXI ENPAD. Rio de Janeiro: 2007. Disponível em: . Acesso em 01 maio 2020.

SILVA, Arlene Lilian Ribeiro; SARAIVA, Piedley Macedo; OLIVEIRA, Michel Araujo O posicionamento do MEI perante a crise econômica: um estudo realizado nos MEIs em Bairro da Cidade de Juazeiro do Norte. Rev. Multidisciplinar e de Psicologia, v. 13, n. 46, 2019, p. 459-476.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.