ALINHAMENTO ENTRE NEGÓCIOS E TI
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar organizações através de uma pesquisa, com a finalidade de obter a percepção do alinhamento entre as áreas de negócios e tecnologia da informação - TI, visto o uso dos principais frameworks de gestão e governança da TI, sejam eles, o ITIL, COBIT e o CMMi. Para tal processo, foram explanados os conceitos básicos referentes aos modelos de alinhamento estratégico de negócios e de TI, bem como o uso da metodologia de pesquisa descritiva com estatísticas quantitativas, tendo como foco as maiores empresas de diversos segmentos de mercado, representadas pelos seus gestores de ambas as áreas. Os resultados foram tratados em uma análise sistemática e comparativa, embasadas no comportamento atual das empresas em relação ao uso dos frameworks, visto o tipo de organização, e a relação com o nível organizacional. Portanto, verificando que adoção do ITIL é mais integrada com os níveis tático e operacional, ao contrário do COBIT e CMMi, que se relacionam com maior efetividade junto ao nível estratégico das organizações.
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA Cristian S., ARAÚJO David C., TORRES Isabelle V. Governança de TI Utilizando as Práticas da ITIL, Revista Tecnologias em Projeção, v. 2, n. 1 jun. 2011
CHAN, Y. E. et al. Business strategic orientation, information systems strategic orientation, and strategic alignment. Information Systems Research, v.8, n.2, p-125-150, June 1997.
CMMi, Overview. Carnegie Mellon: Software Engineering Institute, 2011. Disponível em: < http://www.sei.cmu.edu/about/>. Acesso em 05 out. 2011.
GIL, Antonio C.; Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HENDERSON, J.; VENKATRAMAN, N. Strategic alignment: leveraging information technology for transforming organizations. IBM Systems Journal, v.32, n.1, 1993.
ISACA, COBIT (IT Governance & Control). Obtain COBIT. 2011. Disponível em: . Acesso em 05 out. 2011.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard; Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
KEARNS, G. S.; SABHERWAL, R. Strategic alignment between business and information technology: a knowledge-based view of behaviors, outcome, and consequences. Journal of Management Information Systems, v.23, n.3, p.129-162, 2006.
LABOVITZ, G.; ROSANSKY, V. The power of alignment: how great companies stay centered and accomplish extraordinary things. EUA: John Wiley e Sons, 242 p. 1997.
LAURINDO, F. J. B. Tecnologia da Informação. Ed. Campus, 2008.
LUFTMAN, J. Assessing business-IT alignment maturity. Communications of AIS, v.4, Dec. 2000.
MALHOTRA, N. K. (2001) - Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman 3ª ed., p. 719.
MANSUR, Ricardo. Governança de TI: Metodologia, Frameworks e Melhores Práticas. São Paulo: Brasport, 2007.
MINTZBERG, H. The fall and rise of strategic planning. Harvard Business Review, p. 107-114, Jan./Feb., 1994.
PIETRO, V. C.; CARVALHO, M. M.; FISCHMANN, A. A. análise comparativa de modelos de alinhamento estratégico. Produção, v. 19, n. 2, p. 317-331, 2009.
ROSA, Adriano A.; Seminário: Gestão e Governança de TI; Porto Alegre; Fac. Pastor Dohms; 2011.
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS George W. Princípios de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro, LTC, 2002
SOUZA, José G. A.; Alinhamento Estratégico de TI: Avaliando as Percepções de Executivos de Negócios e TI, Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 2008.
LAGUNA, G.; OLIVEIRA Leonardo R. Fatores Críticos de Sucesso para Alinhamento de Objetivos de Negócios e TI. 3º Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2006.
RIBONI, Pier R.; Gestão e Governança de TI – Aula 1 Overview ITIL. Curso de especialização em Gestão e Governança de TI. Ulbra, 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181