Programa de desenvolvimento de profissionais de vendas na área de serviços

Luciano Gulgen, Victor Aguiar, Elenir Morgenstern

Resumo


Este artigo tem por objetivo a discussão acerca da temática do treinamento e desenvolvimento de vendedores de serviços. A área de capacitação de equipes está muito em voga atualmente, com uma ampla diversidade de opções, entre elas desenvolvimentos presenciais, no formato de ensino à distância (EAD) e os formatos híbridos ou semi-presenciais. Este estudo em questão aborda uma pesquisa levando em conta estas variáveis, bem como apresentando uma solução de um treinamento de vendas com metodologias do design, embasadas em uma pesquisa qualitativa envolvendo mais de 27 empresas de serviços da região de Joinville, que resultaram em um programa de desenvolvimento para vendedores de serviços.

 

 

Referências


AGUIAR, Victor R. L. Atendimento ao cliente: novos cenários, velhos desafios. Blumenau: Nova Letra, 2014.

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004.

ANJOS, António A. L. A prospecção de clientes como elemento crítico no desenvolvimento de negócios. Relatório de Estágio apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção de grau de Mestre em Gestão. Agosto de 2013.

BATESON, John E. G. K. Douglas Hoffman. Princípios de marketing de serviços : conceitos, estratégias e casos. São Paulo, SP : Cengage Learning, 2016.

BOURDIEU, Pierre. In: ORTIZ, Renato Org. Pierre Bourdieu Sociologia. São Paulo: Editora Ática. 1983.________________. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil. 2002.

GOBE, A. et al. Administração de vendas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

HOFFMAN, K. Douglas et al. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. São Paulo. Cengage Learning, 2010.

LINDON, Denis et al. Mercator XXI: teoria e prática do narketing. 10. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2004.

SPIRO, Rosann; RICH, Gregory; STANTON, William. Gestão da força de vendas. São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.