EMPRESAS AÉREAS TIPO LOW-COST: ASPECTOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS

Roberto MINADEO

Resumo


RESUMO

As empresas de aviação low-cost representam um fenômeno interessante. Com a possibilidade de sua criação e consolidação com base na desregulamentação dos mercados de aviação mundo afora, possibilitaram a milhões de viajantes passarem a utilizar o avião regularmente. A finalidade do artigo foi resgatar o histórico de algumas empresas, tanto de sucesso quanto alguns fracassos, ricos em ilustrar diversos aspectos gerenciais, de liderança e empreendedorismo. Outro objetivo foi trazer conceitos ligados a tais empresas, vários deles menos conhecidos – como os das companhias low-cost de longa distância. A apresentação de algumas características dessas empresas como aquisições totais ou parciais também se reveste de interesse e atualidade. Finalmente, o estudo apresenta conclusões ao estudar as estratégias de algumas dessas companhias.

PALAVRAS-CHAVE: Empresas aéreas; Empresas low-cost; Gol; Azul; Estratégias Empresariais.

 

ABSTRACT

The low-cost airline companies represent an interesting phenomenon. With the possibility of its creation and consolidation based on the deregulation of world aviation, millions of travelers became to use planes regularly. The purpose of the article was to rescue the history of some companies, both success and some failures, rich to illustrate various aspects about management, leadership and entrepreneurship. Another goal was to bring concepts linked to such companies, many of them less known – such as the low-cost long-distance companies. The presentation of some characteristics of these companies as total or partial acquisitions also is of interest and relevance. Finally, the study presents findings to study the strategies of some of these companies.

KEYWORDS: Airline companies; low-cost companies; Gol; Azul; Business Strategies.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .