OS EFEITOS DO CONTRATO DE DISTRIBUIÇÃO AO CONSUMIDOR E A ATUAÇÃO DO FREE RIDER COMO ELEMENTO DE REDUÇÃO DO PREÇO FINAL DOS BENS DE CONSUMO

Sandro Mansur GIBRAN, Roberto SIQUINEL

Resumo


RESUMO

O presente artigo tem a finalidade de analisar se os efeitos do contrato de distribuição, firmado entre fabricante e distribuidor, atingem os consumidores. O objetivo é identificar se esses efeitos são positivos ou negativos, bem como se há medidas que possam proteger o consumidor. Busca-se, ainda, analisar as principais causas de desavenças entre fabricante e distribuidor, assim como examinar se atuação dos distribuidores free rider afeta, de alguma maneira, o consumidor.

PALAVRAS-CHAVE: Contrato de distribuição; Consumidor; Imposição de Preço; Concorrência.

 

ABSTRACT

The purpose of this article is to analyze whether the effects of the distribution agreement between manufacturer and distributor affect consumers. The aim is to identify whether these effects are positive or negative, as well as whether there are measures that can protect the consumer. It also seeks to analyze the main causes of disagreements between manufacturer and distributor, as well as to examine if the performance of free rider distributors affect, in some way, the consumer.

KEYWORDS: Distribution agreement; consumer; Price imposition; competition.


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Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

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