A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NAS ORGANIZAÇÕES

Andreia De Lourdes Griebeler, Flavia Camargo Bernardi, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Maria Emilia Camargo, Tania Craco

Resumo


O endomarketing consiste no marketing aplicado dentro da organização com ênfase para o público interno (funcionários), é considerado estratégico, uma vez que influencia no clima organizacional e no atendimento dos clientes. Geralmente o endomarketing contempla a liderança, os canais de comunicação interna e as campanhas e ações voltadas para o relacionamento com o público interno. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo principal identificar a percepção dos gestores sobre as práticas de endomarketing adotadas pela empresa. O aporte teórico contempla a visão dos principais autores sobre o tema, Cerqueira (1994), Bekin (2004) e Brum (2017). O estudo evidencia os benefícios do endomarketing para as empresas e para as equipes, tornando a marca da empresa mais relevante e competitiva para atrair os melhores profissionais do mercado. A metodologia de pesquisa é exploratória e descritiva, utilizando-se de uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário estruturado aplicado ao grupo de gestores da unidade de Caxias do Sul e o levantamento de dados secundários da pesquisa de clima organizacional. Os resultados da pesquisa junto aos líderes evidenciam as necessidades de aprimoramento na comunicação interna da empresa.


Palavras-chave


Endomarketing. Comunicação Interna. Engajamento.

Texto completo:

PDF

Referências


ARGENTINI, Paul A. Comunicação empresarial – Rio de Janeiro: Elsevier,2006.

BEKIN, S.F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

BOTOLOTTO, ALINE ; BERNARDI, FLAVIA CAMARGO ; Biegelmeyer, Uiliam Hahn ; NOEL, MARIO . Le bonheur dans l?environnement de travail. Revista Gestão e Tecnologia , v. 21, p. 25-46, 2021.

BRITO,L,C; TANNHAUSER, C,L;BIEGELMEYER, U,H;CAMARGO, M,E;RECH,M. O Marketing Esportivo como Instrumento de Apoio aos Clubes da Dupla Grenal. Administração de Empresas em Revista.v 4. P 315-354, 2021.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão: encante seu cliente interno. Porto Alegre: L&PM, 1998.

BRUM, Analisa de Medeiros. Respirando Endomarketing. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2003.

BRUM, Analisa de Medeiros. Face a Face com o Endomarketing: o papel estratégico das lideranças no processo da informação. Porto Alegre: L&PM, 2005.

BRUM, Analisa de Medeiros. Um olhar sobre o marketing interno. Porto Alegre: Editora L&PM, 2007.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing estratégico: como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores. São Paulo: Integrare, 2017.

CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymak,1994.

COSTA, Daniel. Não existe gestão sem comunicação: como conectar endomarketing, liderança e engajamento. Porto Alegre: Dublinense,2014.

DIAS, Jose Geraldo Gaurink. Endomarketing: um instrumento estratégico na busca da competitividade empresarial. 2 ed. São Paulo: Livro Pronto 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2010.

MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação Empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura organizacional e do diálogo. 3 ed.rev. e ampl. Barueri SP: Manoele, 2014.

MELLO, Joamel Bruno de; ORTEGA, Marlene. Práticas de gestão empresarial de alta performance baseada em pessoas. São Paulo: Nova Cultural, 2012.

PASSADORI, Reinaldo. Quem não comunica não lidera. São Paulo: Atlas, 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAHME, Lucia Helena. Comunicação, marketing e novas tecnologias na gestão de pessoas. Curitiba: InterSaberes, 2017.

RUTTER, Marina; ABREU, Sertório Augusto de. Pesquisa de mercado. São Paulo: Editora Ática, 2003.

TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e plano de comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas,2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.