A modelagem de processos como estratégia para a gestão do conhecimento: Estudo de caso no IF Goiano

wilda Soares lemos, Talita Camelo Da Silva

Resumo


RESUMO

A utilização de métodos de gestão do conhecimento, como meio de identificar, armazenar, disseminar e utilizar informações e conhecimentos de seus colaboradores tem produzido resultados positivos em empresas públicas e privadas, o que vem atraindo uma série de estudos. As pessoas que formam a organização adquirem, ao longo dos anos, por meio da capacitação, experiência e prática, uma multiplicidade de conhecimentos; e o grande desafio das instituições é transformar esse conhecimento individual em conhecimento institucional, transformando o conhecimento tácito, que está na “mente” das pessoas, em explícito, a fim de que todos possam ter acesso. Este artigo busca apresentar a modelagem de processos como prática de gestão do conhecimento do setor de recursos humanos da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Como método de pesquisa optou-se pelo estudo de caso da modelagem do processo de progressão por capacitação profissional. Verificou-se que a modelagem desse processo contribuiu para sua melhoria, dando mais agilidade ao seu fluxo, diminuindo o tempo gasto em sua realização e principalmente permitiu o armazenamento e disseminação do conhecimento adquirido pelos servidores.

 

Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Modelagem de processos. IF Goiano. Tecnologia da informação.

ABSTRACT

The application of knowledge management methods as a means to idendify, store, disseminate and make employees's informations and skills useful to a company has produced positive effects on both public and private sectors attracting thus a considerable number of studies.Throughout the years in an organization, an employee acquires by capacitation, experience and practice, several skills and knowledge on numerous areas rendering the most important task for this organization the sharing of these individual skills with the rest of the staff, which in other words would be to tranform this tacit knowledge, i.e. what is on one's mind, into explicit knowledge, in a way everyone else could access it. We have chosen as research method the study case of functional progression by means of professional capacitation. The results show that process modelling in this area enhanced staff performance, leveled up work flow and thus, reduced the amount of time spent on routine procedures as well as contributed to the storage and dissemination of the skills and knowlegde acquiered by the employees.

 

Keywords: Knowledge management. Process modeling. IF Goiano. Information technology.

 

 


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