ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Tatiana Bottentuit de Miranda, Alessandra Carla Ceolin, Ionete Cavalcanti de Moraes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar o perfil das publicações científicas sobre Escritórios de Projetos (EGP) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, no período de 2011 a 2020. Para tanto, foi realizada uma análise bibliométrica a partir da coleta de artigos realizada no Periódico Capes, no Portal Spell e no Google Acadêmico. Foram encontradas 22 publicações pertinentes, publicadas em periódicos ou anais de eventos. Esses artigos foram sistematizados e categorizados de acordo com os temas centrais abordados, por meio da análise do conteúdo. Os resultados apontaram 81% das publicações abordaram os métodos, ferramentas e/ou práticas que são aconselháveis para a implantação dos EGP nas IES ou algum tipo de contribuição que essas estruturas trazem para essas organizações. 46 autores foram responsáveis pelas publicações, destacando-se que aproximadamente 60% são provenientes de IES da região Sudeste. Entre as referências bibliográficas utilizadas pelos artigos houve predomínio dos periódicos, com destaque para o International Journal of Project Management, mencionado 66 vezes. Concluiu-se que a produção científica sobre a temática é incipiente, revelando a oportunidade de novas investigações, pois os EGP são tema contemporâneo de relevância para a gestão das IES.


Palavras-chave


Escritório de Gerenciamento de Projetos; Instituição de Ensino Superior; Bibliométrica; Administração Pública.

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