CONCEITOS CONVERGENTES PARA OBTENÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA: VISÃO BASEADA EM RECURSO, NO CONHECIMENTO E ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO

Kamila MASSUQUETO, Maria do Carmo D. FREITAS

Resumo


RESUMO

O estudo tem por objetivo compreender o conceito da visão baseada em recursos, conhecimento e da engenharia da informação como um dos componentes estratégicos e convergentes para obtenção de vantagem competitiva. Diferentes teorias sobre a estratégia procuraram explicar a Vantagem Competitiva (CA), entre outras, a Visão Baseada em Recurso, ResourceBasedView (RBV), na qual a Gestão do Conhecimento é caracterizada como uma fonte de vantagem competitiva da organização, o que permite vincular a importância do conhecimento como recurso organizacional, essencial no processo de construção de valor da empresa. A KBV sugere que a razão principal da firma é a criação e aplicação do conhecimento e, desta forma, contribui para o desenvolvimento do ambiente estratégico. Atrelado a essa perspectiva surge a Engenharia da Informação (EI) como um conjunto integrado de técnicas pelas quais modelos de processos são construídos a partir de uma base de conhecimento de grande alcance, para criar e manter sistemas de informação com foco na estratégia. Com este cenário, e, por meio de uma triangulação conceitual dos elementos comuns entre RBV, KBV, a Engenharia da Informação é apresentada como o componente articulador para gerar a vantagem competitiva, convergindo assertivamente elementos comuns, justificando a vantagem competitiva da firma. Metodologicamente, o estudo é classificado como ensaio teórico, fundamentado em uma pesquisa bibliográfica. Como resultado do estudo, a EI é apresentada como fator de interligação e articuladora da referida convergência, geradora da informação como fonte estratégica e vantagem competitiva para a organização.

 

Palavras-chave: ResourceBasedView. Engenharia da Informação. Knowledge Based View.Vantagemcompetitiva.

 

ABSTRACT

The study aims to understand the concept of competitive advantage through a resource-based, knowledge and information engineering as a strategic component view. Different theories about the strategy sought to explain the Competitive Advantage (CA), among others, the Resource Based View (RBV), in which knowledge management is characterized as a source of competitive advantage of the organization, which allows you to link the importance of knowledge as an organizational resource, essential in building the firm's value process. A Knowledge-Based Vision, Knowledge Based View (KBV), suggests that the main reason the firm is the creation and application of knowledge. Coupled to this perspective arises Engineering Information (EI), an integrated set of techniques by which process models are constructed from a knowledge base far-reaching, to create and maintain information systems with a focus on strategy. With this scenario, and by means of a triangulation of conceptual commonality between RBV, KBV, the Engineering Information is presented as the articulator component to generate competitive advantage, assertively converging common elements, justifying the competitive advantage of the firm. Methodologically, the study is to classify as exploratory, qualitative and not probabilistic, based on literature research. As a result of the study, EI is presented as interconnection and articulating the convergence factor, generator information as a strategic source and competitive advantage for the organization.

keyword: Resource Based View. Engineering Information. Knowledge Based View. Competitive Advantage.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.