A SOLICITAÇÃO DE REFÚGIO NO BRASIL: PASSO A PASSO

Milena Marques Pinheiro

Resumo


Propõe-se com este texto apontar os aspectos sociojurídicos concernentes à solicitação de refúgio no Brasil. O tema se justifica diante da crescente migração de pessoas de outras nações para o país o que requer uma atenção da comunidade local para as causas e reflexos desses deslocamentos, e seu processo de integração local, com foco na proteção e garantia dos Direitos Humanos. Com essa preocupação, levanta-se a seguinte problematização: como se dá o processo de integração no país? Para respondê-la, o artigo se apoia na pesquisa bibliográfica, com foco em doutrinas sobre o tema e pesquisa documental, utilizando-se de dados normativos.

Texto completo:

PDF

Referências


ACNUR Brasil. Lei 9474/97 e Coletânea de Instrumentos de Proteção Internacional dos Refugiados e Apátridas. Brasília, 2015.

BARRETO, Luís Paulo Teles Ferreira (organizador). Refúgio no Brasil: a proteção brasileira aos refugiados e seu impacto nas Américas. 1ª Ed. Brasília: ACNUR, Ministério da Justiça, 2010.

CONARE, Comitê Nacional para os Refugiados. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Disponível em: https://www.justica.gov.br/seus-direitos/refugio/refugio-em-numeros.

CONSULAR, Portal - Ministério das Relações Exteriores. Refúgio no Brasil. Disponível em: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/. Acesso em 04 de fevereiro de 2021.

IMDH, Instituto Migrações e Direitos Humanos. Disponível em: https://www.migrante.org.br/.

JUBILUT, Liliana Lyra; GODOY, Gabriel Gualano de (organizadores.) Refúgio no Brasil: Comentários à Lei 9.474/97. São Paulo: Quartier Latin. ACNUR, 2017.

PENA, Rodolfo F. Alves. População de refugiados no mundo. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/população-refugiados-no-mundo.htm. Acesso em 25 de outubro de 2019.

PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. São Paulo. Saraiva. 2019.

SILVA, Cesar Augusto S. da Silva (organizador). Direitos Humanos e Refugiados. Dourados: Ed. UFGD, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v2i31.5292

Apontamentos





Revista Relações Internacionais do Mundo Atual e-ISSN: 2316-2880

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.