(Re)dimensionando as fronteiras do nacional: identidades musicais de Heitor Villa-Lobos entre o americanismo e o pan-americanismo

Loque ARCANJO JÚNIOR

Resumo


RESUMO

O objetivo deste artigo é analisar um aspecto pouco estudado acerca da trajetória intelectual do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Com base em um diálogo interdisciplinar entre História e o estudo das Relações internacionais pretende-se apontar o papel das representações sobre o compositor em meio às suas relações com o americanismo musical e o pan-americanismo entre os anos de 1930 e 1945.

 

Palavras-chave: nacionalismo, americanismo, pan-americanismo.

 

 

ABSTRACT

The purpose of this article is to analyze a rarely studied aspect of the Brazilian composer Heitor Villa-Lobos’ intellectual trajectory. From an interdisciplinary dialogue between history and the International Relations study it is intended to point out the role of the representations about the composer amid his relations with the musical Americanism and the Pan-Americanism between the years 1930 and 1945.

 

Keyords: nationalism, americanism, pan-americanism.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v1i13.189

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Revista Relações Internacionais do Mundo Atual e-ISSN: 2316-2880

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