A BITRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS TRANSNACIONAIS E SEUS IMPACTOS NA COMPETITIVIDADE PARA ACEPÇÃO DE INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL

ANTÔNIO MÁRCIO DA CUNHA GUIMARÃES, ADRIANO LUIZ BATISTA MESSIAS, CAIO CÉSAR ALVARES LORO NETTO

Resumo


O presente artigo objetivou a demonstração da influência da bitributação das empresas transacionais no acolhimento de investimentos estrangeiros no Brasil, no contexto das relações internacionais em cotejo com a afirmação de soberanias no processo dinâmico de circulação transnacional de rendimentos produzidos. Respeitado o corte metodológico necessário para fazer-se conhecer o objeto, utilizou-se os métodos empírico-dialético e bibliográfico para atingir, enquanto objetivo específico, a demonstração das bases de tributação universais e correlatos critérios de incidência, e seus impactos nas relações internacionais mantidas entre pessoas jurídicas nacionais que mantêm controladas ou coligadas no exterior, cuja conclusão fora pela viabilidade da incidência interna dos tratados.


Palavras-chave


Brasil; Bitributação; Investimentos estrangeiros; Relações internacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, Paulo Ayres; TAKANO, Caio Augusto. Tributação do resultado de coligadas e controladas no exterior, em face da Lei nº 12.973/2014. In: ROCHA, Valdir de Oliveira. Grandes questões atuais de direito tributário. 18. vol. São Paulo: Dialética, 2014.

BRASIL, Decreto nº 7.030, de 14 de dezembro de 2009 - Convenção de Viena.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário - linguagem e método. 6. ed. São Paulo: Noeses, 2015.

GORDILLO, Agustin. Tratado de Derecho Administrativo, vol. VII. Buenos Aires: Marchi, 1984.

GUIMARÃES, Antônio Márcio da Cunha. Tratados Internacionais. Edit. Aduaneiras. São Paulo, 2010.

GRUPENMACHER, Betina Treiger. Tratados internacionais em matéria tributária e ordem interna. São Paulo: Dialética, 1999.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

SHOUERI, Luís Eduardo. Instrumentos para evitar a bitributação internacional da renda. In: Priscila de Souza (coord.). VII Congresso Nacional de Estudos Tributários. São Paulo: Noeses, 2010.

SILVA, Felipe Ferreira. Tratados Internacionais: procedimento de produção, recepção no direito interno e questões correlatas. In: Eurico Marcos Diniz de Santi (coord.). Curso de especialização em direito tributário: estudos analíticos em homenagem a Paulo de Barros Carvalho. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

TÔRRES, Heleno Taveira. Elementos de direito tributário internacional e de direito internacional tributário: o imposto de importação e seus tratados. In: Eurico Marcos Diniz de Santi (coord.). Curso de especialização em direito tributário: estudos analíticos em homenagem a Paulo de Barros Carvalho. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

TÔRRES, Heleno Taveira. Pluritributação internacional sobre as rendas de empresas. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1997.

VITA, Jonathan Barros. Teoria geral do direito: direito internacional e direito tributário. São Paulo: Quartier Latin, 2011.

XAVIER, Alberto. Direito tributário internacional do Brasil. 6. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v1i34.5817

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Relações Internacionais do Mundo Atual e-ISSN: 2316-2880

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.