Relações da aprendizagem em programas de treinamento e desenvolvimento por meio de ambientes virtuais

Alex Voney TEIXEIRA, Debora Cristiana KLUG

Resumen


RESUMO

Em decorrência dos avanços tecnológicos junto à sociedade, novos procedimentos na área do treinamento e desenvolvimento corporativos são testados nas mais diferentes organizações, que buscam na capacitação de seus colaboradores, um diferencial de competividade. Neste cenário, novos formatos para a capacitação surgem como resposta às inovações tecnológicas e necessidade do desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. Os ambientes virtuais corporativos, tem se posicionado como ambientes inteligentes e capazes de auxiliar o gestor em diferentes tarefas em que pese à área do T&D – Treinamento e Desenvolvimento. Neste contexto da gestão corporativa, surge o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, como ferramenta de capacitação e desenvolvimento, todavia, a impessoalidade de alguns procedimentos, criam novos paradigmas, que precisam ser estudados, entendidos e avaliados. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, cuja coleta de dados se deu por meio de questionários objetivos, e de caráter qualitativo. Processos automatizados de gestão, frequentemente usados nos referidos ambientes corporativos virtuais, exigem do gestor uma atenção extra aos indicadores de qualidade e evolução no processo de treinamento, pois, o uso do e-learning, para o treinamento corporativo, também poderá, a exemplo do ambiente presencial de treinamento, não desenvolver uma relação de aprendizagem efetiva.

Palavras-chave: Ambientes virtuais corporativos, capacitação corporativa, ferramentas virtuais para treinamento e desenvolvimento, e-learning.

 

ABSTRACT

As a result of technological advances in society, new procedures in the area of ​​corporate training and development are tested in different organizations, who seek the expertise of its employees, a differential competitiveness. In this scenario, new formats for training come in response to technological innovations and the need for continued development of its employees. The virtual enterprise environments, has positioned itself as smart environments and able to assist the manager in different tasks in spite of the area of ​​T & D - Training and Development. In the context of corporate management, there is the Virtual Learning Environment - VLE as a tool for training and development, however, the impersonality of some procedures, create new paradigms that must be studied, understood and evaluated. Methodologically the research is characterized as descriptive, which data collection was through questionnaires goals, and qualitative. Automated management processes often used in these virtual enterprise environments require a manager's extra attention to quality indicators and developments in the training process, therefore the use of e-learning for corporate training, you can also, like the face environment of training, developing an effective learning relationship.

Keywords: Virtual environments corporate, corporate training, virtual tools for training and development, e-learning.

 


Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.