Perspectiva de mudança do comportamento do consumidor devido à crise gerada pela pandemia do COVID-19

Carlos Henrique Fernandes, Thales Volpe Rodrigues, Joseane Pontes, Fernanda Tavares Treinta

Resumen


O consumidor foi afetado por diversas crises desde o início dos tempos. Entretanto, sempre encontrou meios de adaptar a elas criando um padrão não existente até o eventual momento. Perante esse cenário, o COVID-19 é a pauta da vez, graças a ela diversas empresas sofreram para alcançar seus clientes, porém nem todas, pois o consumidor ficou mais conectado as tecnologias proeminentes, principalmente aquelas com correlacionada à internet e aplicativos. Tanto grandes organizações quanto pequenas e médias empresas vão ter que aumentar seus níveis de prontidão em relação às tecnologias. Assim  o objetivo dessa pesquisa é fornecer uma perspectiva sobre o comportamento do consumidor após a pandemia e as implicações do COVID-19 para as empresas. Demonstra-se inicialmente um breve histórico do comportamento do consumidor após crises passadas, relacionando à crise atual do COVID-19. Em seguida são abordados os novos modelos de negócio que se destacaram durante a crise. Também expõe uma visão geral do comportamento do consumidor pós pandemia, apresentando as principais tendências, desafios e questões a serem analisadas futuramente. Percebeu-se que após um período traumático, com impactos econômicos, o consumidor tende em conter os gastos optando por soluções mais baratas e essenciais, e atualmente mais tecnológicas. Criando um panorama baseado em diversas empresas que durante o período de crise conseguiram alcançar patamares que possivelmente demoraria anos para atingir. Perante a eventual mudança do padrão de comportamento do consumidor, que acarretou uma nova perspectiva futura. Empresas independentes do seu tamanho que entenderem o processo vivido vão alcançar possivelmente uma vantagem competitiva.


Palabras clave


COVID-19; comportamento do consumidor; Consumidor 4.0; Tecnologia; Tendências futuras; novos modelos de negócios.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


Abashidze, I., & Dąbrowski, M. (2016). Internet of Things in marketing: opportunities and security issues. Management Systems in Production Engineering, 24(4), 217–221.

Alrawi, K. W., & Sabry, K. A. (2009). E-commerce evolution: a Gulf region review. International Journal of Business Information Systems, 4(5), 509–526.

Andersen, A. L., Hansen, E. T., Johannesen, N., & Sheridan, A. (2020). Pandemic, shutdown and consumer spending: Lessons from Scandinavian policy responses to COVID-19. ArXiv Preprint ArXiv:2005.04630.

Antonanzas, J., Jimenez, E., Blanco, J., & Antonanzas-Torres, F. (2014). Potential solar thermal integration in Spanish combined cycle gas turbines. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 37, 36–46.

Baker, S. R., Farrokhnia, R. A., Meyer, S., Pagel, M., & Yannelis, C. (2020). How does household spending respond to an epidemic? Consumption during the 2020 COVID-19 pandemic. National Bureau of Economic Research.

Beckert, J. (2009). The great transformation of embeddedness: Karl Polanyi and the new economic sociology. Beckert Jens, 38–55.

Blazquez-Resino, J. J., Gutiérrez-Broncano, S., Ruiz-Palomino, P., & Jimenez-Estevez, P. (2020). Dealing With Human Resources in the Age of Consumer 4.0: Aiming to Improve Service Delivery. Frontiers in Psychology, 10, 3058.

Broadstock, D. C., & Zhang, D. (2019). Social-media and intraday stock returns: The pricing power of sentiment. Finance Research Letters, 30, 116–123.

Buheji, M. (2018). Understanding the power of resilience economy: An inter-disciplinary perspective to change the world attitude to socio-economic crisis. Mohamed Buheji.

Buheji, M., & Ahmed, D. (2020). Foresight of Coronavirus (COVID-19) opportunities for a better world. American Journal of Economics, 10(2), 97–108.

Chiang, Y.-M., Hirshleifer, D., Qian, Y., & Sherman, A. E. (2011). Do investors learn from experience? Evidence from frequent IPO investors. The Review of Financial Studies, 24(5), 1560–1589.

Costa, J. W. N., de Oliveira, R. J., & Lepre, T. R. F. (2020). PERFIL DO CONSUMIDOR 4.0 E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO. South American Development Society Journal, 5(15), 499.

da Rocha, A., & Christensen, C. (2000). Marketing: Teoria E Prática No Brasil . Editora Atlas SA.

de Mendonça, H. G. (2016). E-commerce. Revista IPTEC, 4(2), 240–251.

DE MEYER, A. (2020). It won’t be business as usual after Covid-19.

de Sousa Júnior, J. H., Raasch, M., Soares, J. C., & de Sousa, L. V. H. A. (2020). Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, 13(2 COVID-19), 331.

Dedrick, J., Kraemer, K. L., & Shih, E. (2013). Information technology and productivity in developed and developing countries. Journal of Management Information Systems, 30(1), 97–122.

Dellaert, B. G. C. (2019). The consumer production journey: marketing to consumers as co-producers in the sharing economy. Journal of the Academy of Marketing Science, 47(2), 238–254.

Denniss, R., & Hamilton, C. (2005). Affluenza: When too much is never enough. Crows Nest: Allen & Unwin.

Eichenbaum, M. S., Rebelo, S., & Trabandt, M. (2020). The macroeconomics of epidemics. National Bureau of Economic Research.

Fernandes, N. (2020). Economic effects of coronavirus outbreak (COVID-19) on the world economy. Available at SSRN 3557504.

GALINDO, D., & BASSETTO, J. (2011). As muitas vozes do consumidor contemporâneo ecoam na ágora virtual. Recife: Intercom.

Goodell, J. W. (2020). COVID-19 and finance: Agendas for future research. Finance Research Letters, 101512.

Gormsen, N. J., & Koijen, R. S. J. (2020). Coronavirus: Impact on stock prices and growth expectations. University of Chicago, Becker Friedman Institute for Economics Working Paper, (2020–22).

Gourinchas, P.-O. (2020). Flattening the pandemic and recession curves. Mitigating the COVID Economic Crisis: Act Fast and Do Whatever, 31.

Guerrieri, V., Lorenzoni, G., Straub, L., & Werning, I. (2020). Macroeconomic Implications of COVID-19: Can Negative Supply Shocks Cause Demand Shortages? National Bureau of Economic Research.

Hasanat, M. W., Hoque, A., Shikha, F. A., Anwar, M., Hamid, A. B. A., & Tat, H. H. (2020). The Impact of Coronavirus (Covid-19) on E-Business in Malaysia. Asian Journal of Multidisciplinary Studies, 3(1), 85–90.

Hegner, S. M., Beldad, A. D., & Kraesgenberg, A.-L. (2016). The impact of crisis response strategy, crisis type, and corporate social responsibility on post-crisis consumer trust and purchase intention. Corporate Reputation Review, 19(4), 357–370.

Kaustia, M., & Knüpfer, S. (2008). Do investors overweight personal experience? Evidence from IPO subscriptions. The Journal of Finance, 63(6), 2679–2702.

Kim, M. J., Chung, N., Lee, C.-K., & Preis, M. W. (2015). Online group-buying of tourism products: Effects of value and trust on site attachment, altruism, and loyalty. Journal of Travel & Tourism Marketing, 32(8), 935–952.

Kim, M. J., Chung, N., Lee, C.-K., & Preis, M. W. (2016). Dual-route of persuasive communications in mobile tourism shopping. Telematics and Informatics, 33(2), 293–308.

Kim, M. J., Kim, W. G., Kim, J. M., & Kim, C. (2016). Does knowledge matter to seniors’ usage of mobile devices? Focusing on motivation and attachment. International Journal of Contemporary Hospitality Management.

Kim, M. J., Lee, C.-K., & Bonn, M. (2016). The effect of social capital and altruism on seniors’ revisit intention to social network sites for tourism-related purposes. Tourism Management, 53, 96–107.

Kim, M. J., Lee, C.-K., & Jung, T. (2020). Exploring consumer behavior in virtual reality tourism using an extended stimulus-organism-response model. Journal of Travel Research, 59(1), 69–89.

Kim, M. J., Lee, C.-K., & Preis, M. W. (2016). Seniors’ loyalty to social network sites: Effects of social capital and attachment. International Journal of Information Management, 36(6), 1020–1032.

Kobayashi, E., & Hochman, G. (2015). O" CC" e a patologização do natural: higiene, publicidade e modernização no Brasil do pós-Segunda Guerra Mundial. Anais Do Museu Paulista: História e Cultura Material, 23(1), 67–89.

Kraemer, M. U. G., Yang, C.-H., Gutierrez, B., Wu, C.-H., Klein, B., Pigott, D. M., … Hanage, W. P. (2020). The effect of human mobility and control measures on the COVID-19 epidemic in China. Science, 368(6490), 493–497.

Kuckertz, A., Brändle, L., Gaudig, A., Hinderer, S., Morales Reyes, C. A., Prochotta, A., … Berger, E. S. C. (2020). Startups in times of crisis – A rapid response to the COVID-19 pandemic. Journal of Business Venturing Insights, 13. https://doi.org/10.1016/j.jbvi.2020.e00169

Kurland, N. B., Baucus, M., & Steckler, E. (n.d.). Business and Society in the Age of COVID-19.

Laudon, K. C. (2007). Management information systems: Managing the digital firm. Pearson Education India.

Liu, X., Cheng, Y., Liu, C., Zhang, T., Zhang, N., Zhang, S., … Gong, H. (2019). 20.7% highly reproducible inverted planar perovskite solar cells with enhanced fill factor and eliminated hysteresis. Energy & Environmental Science, 12(5), 1622–1633.

Longhurst, B., Smith, G., Bagnall, G., Crawford, G., & Ogborn, M. (2016). Introducing cultural studies. Taylor & Francis.

Malmendier, U., & Nagel, S. (2011). Depression babies: do macroeconomic experiences affect risk taking? The Quarterly Journal of Economics, 126(1), 373–416.

Malmendier, U., & Nagel, S. (2016). Learning from inflation experiences. The Quarterly Journal of Economics, 131(1), 53–87.

Marinho, A. T. (2016). Calibração de modelos de consumo de combustível para microssimulação de tráfego com dados coletados via OBD.

Martínez-Cañas, R., Ruiz-Palomino, P., Linuesa-Langreo, J., & Blázquez-Resino, J. J. (2016). Consumer participation in co-creation: an enlightening model of causes and effects based on ethical values and transcendent motives. Frontiers in Psychology, 7, 793.

MENDES, L. S. F. (2017). Privacidade, proteção de dados e defesa do consumidor-Linhas gerais de um novo direito fundamental. Saraiva Educação SA.

Nielsen, M. (2020). Reinventing discovery: the new era of networked science (Vol. 70). Princeton University Press.

Quelch, J. A., & Jocz, K. (2009). How to market in a downturn.

Rapisardi, J. J., & Beiswenger, J. T. (n.d.). The 2020 Economic Crisis.

Rossi, P., & Mello, G. (2017). Choque recessivo e a maior crise da história: A economia brasileira em marcha à ré. Nota Do Cecon, IE/UNICAMP. Campinas.

Seeger, M. W., Sellnow, T. L., & Ulmer, R. R. (2001). Public relations and crisis communication: Organizing and chaos. Handbook of Public Relations, 155–166.

SHETH, I. N. M. (2001). B. e NEWMAM, BI Comportamento do cliente. Indo Além Do Comportamento Do Consumidor. São Paulo: Atlas.

SHETH, J. N., MITTAL, B., & NEWMAN, B. I. (2001). A importância do comportamento do cliente em administração. _____. Comportamento Do Cliente: Indo Além Do Comportamento Do Consumidor. Tradução de Lenita MR Esteves. Revisão Técnica de Rubens Da Costa Santos. São Paulo: Atlas.

Sima, V., Gheorghe, I. G., Subić, J., & Nancu, D. (2020). Influences of the Industry 4.0 Revolution on the Human Capital Development and Consumer Behavior: A Systematic Review. Sustainability, 12(10), 4035.

Skorup, B., & Haaland, C. (2020). How Drones Can Help Fight the Coronavirus. Mercatus Center Research Paper Series, Special Edition Policy Brief (2020).

Stearns, P. N. (2006). Consumerism in world history: The global transformation of desire. Routledge.

Tonnison, W., & Tonnison, J. I. (2019, May 21). Online E-commerce and networking system/generating user requested sponsor advertisements to centralize siloed and distributed user data in the internet and business systems. Google Patents.

Turban, E., Outland, J., King, D., Lee, J. K., Liang, T.-P., & Turban, D. C. (2018). Intelligent (smart) E-commerce. In Electronic Commerce 2018 (pp. 249–283). Springer.

Yan, Y., Huang, C., Wang, Q., & Hu, B. (2020). Data mining of customer choice behavior in internet of things within relationship network. International Journal of Information Management, 50, 566–574.

YANAZE, M. H. (2017). Gestão de marketing e comunicação. Editora Saraiva.

Zhang, D., Hu, M., & Ji, Q. (2020). Financial markets under the global pandemic of COVID-19. Finance Research Letters, 101528.

Zurawicki, L., & Braidot, N. (2005). Consumers during crisis: responses from the middle class in Argentina. Journal of Business Research, 58(8), 1100–1109.

Zanini, L. (2020). Quais setores estão em alta com a crise do coronavírus?. Melhor Envio.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.