COMO É ACOMPANHADA A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES EM PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR DE SERVIÇOS E COMÉRCIO? UMA ANÁLISE DE 18 EMPRESAS DA REGIÃO DE JUNDIAÍ/SP

Keyla Ketlyn Passos Pimenta, Hadassa Paravizo de Brito

Abstract


Este artigo explora como 18 pequenas empresas do setor de comércio e serviços da cidade de Jundiaí acompanham a satisfação dos seus clientes, descrevendo as principais práticas adotadas e discutindo os pontos fortes e fracos dessas práticas. Trata-se de uma pesquisa de campo baseada na vivência de um dos autores pesquisadores enquanto Agente Local de Inovação no Programa Brasil Mais. Os resultados mostram que as pequenas empresas investigadas acompanham a satisfação dos clientes por meio de ferramentas como Google Meu Negócio, Ifood e Whatsapp. O artigo discute que, por um lado, o uso dessas ferramentas básicas reflete práticas válidas que podem ser aprimoradas e complementadas. Por outro, aponta pontos fracos do acompanhamento informal, explicando, por meio da heurística da disponibilidade, como tal postura pode ser prejudicial aos empreendimentos.


Keywords


Satisfação do cliente. Marketing. Comércio. Serviços. Heurística da disponibilidade.

References


CHURCHILL, Gilbert; PETER, Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

DE CARVALHO, Gustavo Dambiski Gomes et al. Radar da inovação como ferramenta para o alcance de vantagem competitiva para micro e pequenas empresas. RAI Revista de Administração e Inovação, v. 12, n. 4, p. 162-186, 2015.

FINE, Seymour. Social Marketing: Promoting the Causes of Public and Nonprofit Agencies. Boston. Allyn & Bacon, 1990.

FREITAS, Agostinho Alexandre Pinheiro de. A qualidade de serviço na satisfação e fidelização de clientes: o caso de uma microempresa. 2015. Dissertação de Mestrado.

HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. Editora Companhia das Letras, 2018.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Coimbra: Conjuntura actual editora, 2017.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1998

OLIVER, Richard L. A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of marketing research, v. 17, n. 4, p. 460-469, 1980.

RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científica. Faetec/IST. Paracambi, p. 2-20, 2007.

ROSSI, Carlos Alberto Vargas; SLONGO, Luiz Antonio. Pesquisa de satisfação de clientes: o estado-da-arte e proposição de um método brasileiro. Revista de Administração contemporânea, v. 2, p. 101-125, 1998.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2020). Data SEBRAE. Disponível em Acesso em: 01 de nov. de 2021.

TONETTO, Leandro Miletto et al. O papel das heurísticas no julgamento e na tomada de decisão sob incerteza. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 23, p. 181-189, 2006.

WESTBROOK, Robert A.; REILLY, Michael D. Value-percept disparity: an alternative to the disconfirmation of expectations theory of consumer satisfaction. ACR North American Advances, 1983.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.