RELAÇÕES DA APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POR MEIO DE AMBIENTES VIRTUAIS

Alex Volnei Teixeira

Abstract


Em decorrência dos avanços tecnológicos junto à sociedade, novos procedimentos na área do treinamento e desenvolvimento corporativos são testados nas mais diferentes organizações, que buscam na capacitação de seus colaboradores, um diferencial de competividade. Neste cenário, novos formatos para a capacitação surgem como resposta às inovações tecnológicas e necessidade do desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. Os ambientes virtuais corporativos, tem se posicionado como ambientes inteligentes e capazes de auxiliar o gestor em diferentes tarefas em que pese à área do T&D – Treinamento e Desenvolvimento. Neste contexto da gestão corporativa, surge o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, como ferramenta de capacitação e desenvolvimento, todavia, a impessoalidade de alguns procedimentos, criam novos paradigmas, que precisam ser estudados, entendidos e avaliados. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, cuja coleta de dados se deu por meio de questionários objetivos, e de caráter qualitativo. Processos automatizados de gestão, frequentemente usados nos referidos ambientes corporativos virtuais, exigem do gestor uma atenção extra aos indicadores de qualidade e evolução no processo de treinamento, pois, o uso do e-learning, para o treinamento corporativo, também poderá, a exemplo do ambiente presencial de treinamento, não desenvolver uma relação de aprendizagem efetiva.

Palavras-chave: Ambientes virtuais corporativos, capacitação corporativa, ferramentas virtuais para treinamento e desenvolvimento, e-learning.


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