TERCEIRIZAÇÃO: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

João Paulo Marques e ALMEIDA, Thales Batista de LIMA

Abstract


RESUMO

O trabalho objetiva analisar a forma que foi implementado e gerenciado os serviços terceirizados de limpeza no campus I da Universidade Federal da Paraíba, a partir da visão dos gestores dos centros de ensino. A fundamentação permeia pela terceirização na Administração Pública. Para tanto, a metodologia utilizada na pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva e interpretativista. Assim, para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis gestores de centro, e para a interpretação dos dados foi realizada a análise do discurso. Os resultados obtidos demonstram que a instituição centraliza muitas decisões relativas à implementação do serviço terceirizado, deixando os gestores de centro à margem desse processo. Já em relação ao impacto do gerenciamento, percebeu-se que no quesito produtividade atende satisfatoriamente, enquanto que a qualidade está abaixo do esperado. E no que se trata dos custos dos serviços terceirizados os entrevistados não tem noção nem controle desses custos. Portanto, este trabalho conclui que os serviços terceirizados de limpeza no campus I da Universidade Federal da Paraíba são muito deficientes, tanto nos seus aspectos gerencial como legal, devendo ser reformulado o meio de gerir tal processo para que possa melhorar a efetividade e, consequentemente, poder atender melhor os usuários desse serviço. 

PALAVRAS-CHAVE: Terceirização; Administração Pública; Gerenciamento.

 

ABSTRACT

The objective of this work is to analyze the way outsourced cleaning services were implemented and managed in Campus I of the Federal University of Paraíba, based on the view of the managers of the educational centers. The rationale permeates outsourcing in Public Administration. Therefore, the methodology used in the research is a qualitative, descriptive and interpretative. Thus, to collect data were conducted semi-structured interviews with six managers of the center, and the interpretation of the data was performed discourse analysis. The results show that the institution centralizes many decisions regarding the implementation of the outsourced service, leaving the center managers to the margin of this process. Regarding the impact of management, it was noticed that in the question of productivity it meets satisfactorily, while the quality is below expectations. And when it comes to the costs of outsourced services, the interviewees have no idea or control of these costs. Therefore, this work concludes that the outsourced cleaning services in the I campus of the Federal University of Paraíba are very deficient, both in their managerial and legal aspects, and the way to manage this process must be reformulated so that it can improve the effectiveness and, consequently, service users.

KEYWORDS: Outsourcing; Public Administration; Management.


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