INTERNACIONALIZAÇÃO DE RENNER: UM ESTUDO DE CASO DA MARCA NO MERCADO INTERNACIONAL
Resumo
Em vista de que a internacionalização se encontra como um processo que diz respeito ao desenvolvimento das empresas dentro do mercado externo, o artigo busca propor uma análise sobre a marca Renner em seu processo de internacionalização. Para isto, são expostos conceitos e teorias sobre internacionalização de empresa: Teoria de OLI e o Modelo de Uppsala; a fim de, compreender do que se trata este processo e motivações que levam empresas a internacionalizar a partir da visão de diferentes autores utilizando da pesquisa qualitativa exploratória e bibliográfica. A seguir, é apresentado os critérios estratégicos de competitividade ligada as operações de uma empresa com o qual pode ser identificado essas características no modelo de venda da Renner. Diante disto, a pesquisa busca expor as motivações da Renner para o processo de internacionalização, apresentando por meio do estudo de caso sua trajetória, junto a isto expondo uma análise sobre a internacionalização de 2017 até 2021 com base no referencial teórico abordado, por fim apresentando os resultados desta internacionalização. Para isto, elucida-se que o desenvolvimento da marca no mercado externo utiliza das teorias para compreender brevemente como funciona o processo de expansão e a partir dos critérios estratégicos explicar como funciona os métodos competitivos da marca para se consolidar no mercado.
Palavras-Chave: Internacionalização, Estratégia, Resultados, Empresa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARRETTO, Antônio; ROCHA, Ângela. A expansão das fronteiras: brasileiros no exterior. In: ROCHA, A. (Org). As novas fronteiras: a multinacionalização das empresas brasileiras. Rio de Janeiro: Mauá, Coleção Estudos COPPEAD, 2003. P. 29-76.
DUNNING, J. (1980) Toward an eclectic theory of international production: some empirical tests. Journal of International Business Studies, Vol. 11, No.1 (Spring-Summer, 1980), pp. 9-31.
EXAME. Lidera entre varejistas no índice mundial de sustentabilidade. 2021. Disponível em: .Acesso em: 27 jun.2022.
FORBES. Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. 2020. Disponível em: . Acesso em: 18 jun.2022.
FORBES. Lojas renner entra na argentina no segundo semestre. 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 jun.2022.
Hayes, R. H., and D. M. Upton. Operations-Based Strategy.Berkeley: California Management Review California Management. Vol. 40, no. 4 (summer 1998) pp. 8–10.
IBEVAR. Ranking IBEVAR 2021. 2021. Disponível em:. Acesso em 27 Jun 2022.
INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS: SAUVANT, Karl et al. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
IPEA. Investimento direto e internacionalização de empresas brasileiras no período recente. 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 maio.2022.
JOHANSON, J.; VAHLNE, J. The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of international business studies, vol 8, No 1 (Spring-Summer,1977), pp. 23-32.
LOJAS RENNER S.A. Nosso ecossistema. Disponível em: . Acesso em: 29 out 2022.
LOJAS RENNER. Balanços anuais. 2022. Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2022.
LOJAS RENNER. Histórico. Disponível em: . Acesso em: 29 maio.2022.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ; E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.p.45-53.
MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 47, 80, 221, 224.
PAIVA, E.L.; FENSTERSEIFER, J.E.; CARVALHO JÚNIOR, J.M. Estratégia de produção e de operações: conceitos, melhores práticas e visão de futuro. Porto Alegre: Bookman, 2004. P. 45-50.
PICCHIAI, Djair; TEIXEIRA, Moacir José. As teorias comportamentais e econômicas nas estratégias de internacionalização de empresas. Produto&Produção. EAESP, FGV,2019.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica. 8º Ed. São Paulo: Loyola, 2002.
SBVC. Renner aposta em algoritmos para impulsionar vendas. 2019.Disponível em: .Acesso em: 10 jun.2022.
SOUZA, Eda Castro Lucas de; FENILI, Renato Ribeiro. Internacionalização de empresas: perspectivas teóricas e agenda de pesquisa. 33 ed. [S.I]: Revista de Ciência da Administração, 2012. p. 103-118. v. 14
VALOR INVESTE. Com crescimento do mercado de moda surgem oportunidades para empreender. 2021.Disponível em: . Acesso em: 18 jun.2022.
WELCH, L. S. & LUOSTARINEN, R. Internationalization: evolution of a concept. Journal of General Management, vol. 14, No. 2, pp. 34-55.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548
Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181