A ABORDAGEM EFFECTUATION NA PERFORMANCE EMPREENDEDORA: UM ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO

Edson Urubatan, Felipe Zambaldi

Resumo


Na contemporaneidade, pesquisadores da área de administração têm analisado o comportamento de empreendedores a partir de duas abordagens: Causation e Effectuation. A abordagem Causation, paradigma clássico de estudos, caracteriza-se pela predição de cenários futuros e delimitação prévia de objetivos para a atuação em um mercado. A abordagem Effectuation é centrada na crença do empreendedor na possibilidade de construção de cenários futuros a partir dos meios que dispõe, caracterizada por uma orientação não preditiva e maior adaptabilidade às contingências. O objetivo da pesquisa foi investigar a constituição e desenvolvimento de uma empresa atuante na área de ensino e educação a partir de perspectivas teóricas sobre o modelo Effectual. O método foi a autoetnografia, visto o principal pesquisador também ser fundador e gestor da empresa. Contribuíram à investigação entrevistas com atores que participaram da constituição e desenvolvimento do empreendimento e análise de documentos do acervo pessoal do empreendedor. Foram observados pontos convergentes e divergentes entre a descrição teórica do modelo Effectual e a trajetória do empreendimento. As divergências centraram-se, sobretudo, no denominado princípio das Perdas Toleráveis, visto que foi constatado que o comprometimento financeiro do empreendedor foi além de sua expectativa prévia do que seria tolerável.


Palavras-chave


Autoetnografia. Empreendedorismo. Causation. Effectuation.

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