Do Conto à Realidade: O Storytelling como Força Motriz na Identidade Organizacional

Thais Paula Fernandes Ferreira, Douglas Junio Fernandes Assumpção, Analaura Corradi

Resumo


O presente estudo envolve uma reflexão acerca das narrativas no contexto da comunicação organizacional, através do Storytelling, tem possibilitado contribuições sobre o seu uso pelas empresas incorporando a sua identidade corporativa. Nesse sentido, a pesquisa detém como problemática: de que maneira o storytelling é utilizado no contexto da comunicação organizacional como recurso estratégico na construção da identidade corporativa? Para tanto, a investigação se desenvolveu através de um mapeamento bibliográfico, cuja abordagem qualitativa atuou no descrever da problemática proposta. Concluiu-se que as narrativas são utilizadas no âmbito organizacional através do storytelling, como técnica de comunicação estratégica, estabelecendo pontos para engajar, motivar e causar identificação com os valores e princípios organizacionais, consolidando a construção de uma identidade organizacional genuína e distintiva. 

 

Texto completo:

PDF

Referências


ARAB, Analú; DOMINGOS, Adenil; DIAS, Dalva. (2011). Storytelling Empresarial: relações públicas contador de histórias. São Paulo. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2011/resumos/R24-0760-1.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020.

ARGENTI, Paul A., Comunicação Empresarial: A construção da identidade e reputação. 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

BARTHES, Roland. A aventura semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BRANDÃO, Elizabeth Pazito. Conceito de comunicação pública. In: Comunicação pública: estado, mercado, sociedade e interesse público. Jorge Duarte, organizador. – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2009.

CARDOSO, Onésimo de Oliveira. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 6, p. 1123-1144, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122006000600010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 16 ago. 2020.

Correia, C. de J. C. (2023). Storytelling- Envolver e conquistar os consumidores através da narrativa . The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5032 /https://parc.ipp.pt/index.php/trendshub/article/view/5032

DEVESA, Laura Moura. A importância da comunicação no contexto organizacional: a comunicação organizacional como ferramenta de desenvolvimento e eficácia de uma organização. Dissertação (Mestrado em Ciências Empresariais) - Instituto Politécnico de Setúbal. Portugal, 2017.

DUARTE, J; MONTEIRO, G. Potencializando a comunicação nas organizações. In KUNSCH, M.K.K. Comunicação Organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. v. 2. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.

GAYESKI, Diane; PARTNER, OmniCom Associates e WOODWARD, Barbara E. Integrated Communication: FromTheoryto Performance, 2001.

GIMENES, Celso Huerta et al. Storytelling em Organizações: uma ferramenta de gestão e liderança. Revista Científica Hermes - FIPEN, [S.l.], v. 3, jul. 2010. ISSN 2175-0556. Disponível em: http://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/article/view/34/22. Acesso em: 16 ago. 2020.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.

MAGALHÃES, A. C. C. Storytelling como recurso comunicacional estratégico: construindo a identidade e a imagem de uma organização. Organicom, [S.l.], v. 11, n. 20, p. 94-106, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139221. Acesso em: 16 ago. 2020.

MARTINO, Luís Mauro Sá. De um eu ao outro: narrativa, identidade e comunicação com a alteridade. Parágrafo, v. 4, n. 1, p. 40-49, fev. 2016.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes.; MOREIRA, Jeane Caroline de Oliveira. Storytelling nas organizações: um recurso estratégico para interagir com os interlocutores no cenário contemporâneo. Grupo temático 2, p. 35. Disponível em: https://www.alaic.org/site/wp-content/uploads/2019/04/GT-2-ALAIC-2018_0.pdf#page=35. Acesso em: 16 ago. 2020.

OLIVEIRA, Vivian R. O Storytelling na Gestão da Comunicação Organizacional: Um estudo sobre a rede de lojas Imaginarium. Florianópolis: UTP, 2013.

Rodriguez, M. (2020). Brand storytelling: Put customers at the heart of your brand story. Kogan Page Publishers.

SANTOS, Larissa C.; D’ALMEIDA, Nicole. Narrativa e Comunicação organizacional. Organicom, V. 14, n. 26, 2017.

SEBRAE/MG (2019) Storytteling para empresas:Conheça cases brasileiros in https://inovacaosebraeminas.com.br/storytelling-para-empresas/ acessado em 3/10/2023.

TORQUATO, G. Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público. São Paulo: Summus, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Administração de Empresas em Revista, e-ISSN: 2316-7548

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.