COMPLIANCE COMO FERRAMENTA DE APOIO A GESTÃO

Gevair Campos, André Luiz de Sousa Pereira, Mac Amaral Cartaxo

Resumo


As relações sociais são carregadas de desafios em decorrência de fatores tais como: diferenças regionais, culturais, sociais, políticas e econômicas. Em razão disso, a sociedade estabelece regras tanto para o convívio entre as famílias, quanto para as relações de trabalho. No ambiente empresarial não é diferente, onde agentes das mais diversas áreas buscam resultados positivos, sendo que em alguns casos esses resultados podem vir a ser extraídos de maneira indevida, dispensando regulamentos internos e/ou externos. Nesse sentido, o Compliance atua como ferramenta de monitoramento, controle e capacitação, quanto as políticas aplicadas a organização com o objetivo principal de inibir atos contrários as normas pré-estabelecidas. A pesquisa é também fortalecida pelos recentes escândalos de corrupção do cenário nacional, onde foram descobertos crimes de corrupção em diversas empresas de vários setores da economia. Com a metodologia de qualificar as respostas obtidas, em uma pesquisa que se assemelha com os moldes de: descritiva; explicativa e estudo de caso. Esta pesquisa se dá pela verificação do impacto da inexistência de um setor de Compliance em uma cooperativa de crédito, onde com a ausência de um setor de Compliance na organização, acarreta no pouco conhecimento quanto as normas e um consequente distanciamento no que tange a aderência dos colaboradores com as políticas existentes, assim possibilitando maior risco de fraude, por desconhecimento da norma existente ou por falta de uma monitoria constante.


Palavras-chave


Administração; Direito; Economia; Ciência da Informação; Gestão; Governança e Compliance

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