A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR COMO OBTENÇÃO DO PLENO DESENVOLVIMENTO
Abstract
Objetivos: O presente artigo busca alcançar o estado da arte sobre a formação da identidade da pessoa com deficiência no ensino superior, como forma de concretização do pleno desenvolvimento, uma das finalidades educacionais descritas no art. 205 da Constituição Federal. Para tanto, este trabalho pretende dialogar acerca da ligação entre o pleno desenvolvimento e a construção da identidade, para, posteriormente, identificar se é possível alcançar a construção da identidade da pessoa com deficiência dentro do ensino superior.
Metodologia: a metodologia utilizada é dedutiva dialógica, partindo de conceitos gerais como pleno desenvolvimento para premissas específicas, como a efetivação desta finalidade constitucional aos deficientes no ensino superior, privilegiando o diálogo das fontes. Para tanto, vale-se de pesquisa bibliográfica para construção e desenvolvimento da pesquisa.
Resultados: a presente pesquisa demonstrou que a construção da identidade do indivíduo pela educação é um trabalho complexo, pois, em um mesmo ambiente escolar, há diferentes indivíduos, com estruturas sociais diversas, com princípios familiares e religiosos divergentes, com diferenças físicas e sociais; mas, ao mesmo tempo riquíssimo para o trabalho de concretização do pleno desenvolvimento, uma vez que este se perfaz pela construção da identidade e pela diferença.
Contribuições: A principal contribuição do presente trabalho consiste em conceituar a finalidade constitucional à educação intitulada como pleno desenvolvimento para a partir deste conceito dialogar acerca da possibilidade de concretização deste escopo educacional nas pessoas com deficiência que estão inseridas no ambiente da educação superior, tendo como enfoque a construção da identidade da pessoa com deficiência.
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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v4i29.5013
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Brazilian Journal of Law and International Relations e-ISSN: 2316-2880
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