A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR COMO OBTENÇÃO DO PLENO DESENVOLVIMENTO

IVAN DIAS DA MOTTA, FABRIZIA ANGELICA BONATTO LONCHIATI, FABIO RIVELLI

Resumo


Objetivos: O presente artigo busca alcançar o estado da arte sobre a formação da identidade da pessoa com deficiência no ensino superior, como forma de concretização do pleno desenvolvimento, uma das finalidades educacionais descritas no art. 205 da Constituição Federal. Para tanto, este trabalho pretende dialogar acerca da ligação entre o pleno desenvolvimento e a construção da identidade, para, posteriormente, identificar se é possível alcançar a construção da identidade da pessoa com deficiência dentro do ensino superior.

Metodologia: a metodologia utilizada é dedutiva dialógica, partindo de conceitos gerais como pleno desenvolvimento para premissas específicas, como a efetivação desta finalidade constitucional aos deficientes no ensino superior, privilegiando o diálogo das fontes. Para tanto, vale-se de pesquisa bibliográfica para construção e desenvolvimento da pesquisa.

Resultados: a presente pesquisa demonstrou que a construção da identidade do indivíduo pela educação é um trabalho complexo, pois, em um mesmo ambiente escolar, há diferentes indivíduos, com estruturas sociais diversas, com princípios familiares e religiosos divergentes, com diferenças físicas e sociais; mas, ao mesmo tempo riquíssimo para o trabalho de concretização do pleno desenvolvimento, uma vez que este se perfaz pela construção da identidade e pela diferença.

Contribuições: A principal contribuição do presente trabalho consiste em conceituar a finalidade constitucional à educação intitulada como pleno desenvolvimento para a partir deste conceito dialogar acerca da possibilidade de concretização deste escopo educacional nas pessoas com deficiência que estão inseridas no ambiente da educação superior, tendo como enfoque a construção da identidade da pessoa com deficiência.


Palavras-chave


educação superior; construção da identidade; pessoa com deficiência.

Texto completo:

PDF

Referências


APPIO, Eduardo. Controle judicial das políticas públicas. Curitiba: Juruá, 2012.

ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 2002.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Lei Federal nº. 13.146, de 06 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2015.

CEVASCO, Maria Elisa. Dez Lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Cartografias dos Estudos Culturais: uma versão latino americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GADOTTI, M. Concepção dialética da educação. Um ensino introdutório. São Paulo: Cortez, 1995.

GELLNER, Ernest. Nations and Nationalism. Oxford: Blackwell, 1983, p. 6, apud HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução por Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014, p. 29-30.

GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. Tradução por Raul Fiker. São Paulo: Unesp, 1991.

GUSDORF, Georges. Professores para quê? São Paulo - SP: Martins Fontes, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução por Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução por Adelaine La Guardia Resende; Ana Carolina Escosteguy; Cláudia Álvares; Francisco Rüdiger; Sayonara Amaral. Brasília: UFMG, 2003.

JAEGER, Werner. Paideia. A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2005.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar. O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

PENIN, S. T. S.; VIEIRA S. L.; MACHADO M. A. M. l. Progestão: como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Brasília: Consed, 2001. (Módulo 1).

PIAGET, Jean. Para onde vai a Educação?.Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.

PINTO, José Fernando Vasconcelos Cabral. A formação do homem no projecto da modernidade. Porto: Universidade do Porto, 1994.

SCRUTON, Roger. Authority and allegiance. ln Donald, J. and Hall, S.(orgs.) Politics and Ideology. Milton Keynes: Open University Press, 1986, p. 156, apud HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução por Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

SILVA, Rosa Jussara Bonfim; SÍVERES, Luiz. Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do educando. Revista Liberato, v. 15, n. 23, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014.

______; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014.

UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Década das Nações Unidas: da educação para o desenvolvimento sustentável: (2005-2014). Brasília, DF: Unesco, 2005.

WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru: EDUSC, 2003.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes.




DOI: http://dx.doi.org/10.21902/Revrima.v4i29.5013

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Relações Internacionais do Mundo Atual e-ISSN: 2316-2880

Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba/PR (Brasil). CEP 80.220-181

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.