GEOPOLÍTICA, RELAÇÕES DE PODER E AS TERRITORIALIDADES DA TRÍPLICE FRONTEIRA – BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA

Orlando Bispo dos Santos, Clarice de Souza Lima dos Santos

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal fazer uma abordagem da geopolítica de fronteira e das relações de poder estabelecidas nas territorialidades da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A pesquisa tem um viés geográfico com foco na presença do Estado como ator sintagmático que coordena as ações humanas no território por meio de instrumentos específicos, que contribuem para o exercício do poder e das formulações estratégicas de segurança do Estado-Nação. A metodologia utilizada parte de uma análise bibliográfica, teórica e descritiva para entender os conceitos basilares de geografia, geopolítica, território e de fronteira. Além disso, utilizou-se o método de observação participativa, e a experiência acadêmica, pois os dados utilizados para a obtenção dos resultados estão incluídos em nossa dissertação de mestrado. Portanto, a análise de dados e as considerações finais confirmam as abordagens estabelecidas, e apontam as potencialidades da Tríplice Fronteira que se destacam como relações de poder.


Referências


CURY, Mauro José Ferreira. Territorialidades Transfronteiriças do Iguassu (TTI): Interconexões, Interdependências e interpretações nas cidades da Tríplice Fronteira Foz do Iguaçu (BR), Ciudad del Leste (PY) e Puerto Iguazú (AR). 2010, p. 224, Tese de Doutorado em Geografia, Universidade Federal do Paraná.

GIBLER, Douglas M. A paz territorial: fronteiras, desenvolvimentos do estado e conflito internacional. Biblioteca do Exército, Rio de Janeiro, 2015.

LACOSTE, Yves. A geografia – Isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Editora Papirus, Campinas São Paulo, 1988.

MATTOS, Carlos de Meira. A geopolítica e as Projeções do Poder. Editora J. Olympio, Rio de Janeiro, 1977.

MATTOS, Carlos de Meira. Geopolítica, v. I. Biblioteca do Exército-Bibliex, Rio de Janeiro, 2011.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.

SCHALLENBERGER, Erneldo. Fronteiras em Movimentos e Território em Construção: O caso do Paraná. In: COLOGNESE, Silvio Antonio (Org.) Fronteiras e Identidades Regionais. P. 37-57, Coluna do Saber, Cascavel, 2008.

SILVA, Golbery do Couto e. Conjuntura Política Nacional: O Poder Executivo e Geopolítico do Brasil. Editora. J. Olympio, Rio de Janeiro, 1981.

SANTOS, Orlando Bispo dos. O Exército Brasileiro-34º Batalhão de Infantaria Mecanizado e as Territorialidades na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. 2016, p. 120. Dissertação de Mestrado Interdisciplinar em Sociedade Cultura e Fronteiras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

SANTOS, Milton. A natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. Editora USP, São Paulo, 2006.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .