FOZ DO IGUAÇU-PR: UM ESPAÇO DE TURISMO E SUAS RELAÇÕES COM AS FRONTEIRAS

Josiane Costalonga Andrade, Joselene Costalonga, Márcia Carine Marino, Andreia Virginia da Silva, Vanessa Maria Ludka

Resumo


O presente trabalho aborda o turismo no Brasil, com destaque a cidade de Foz do Iguaçu/PR e suas relações comerciais, turísticas, econômicas e sociais para com as fronteiras – Paraguai e Argentina. Por meio de pesquisa bibliográfica buscamos discorrer sobre o turismo em Foz do Iguaçu e seus atrativos nacionais e internacionais. Foz do Iguaçu se encontra geograficamente em um espaço de fronteiras, as quais permitem a partir de seus atrativos que o turista amplie seus roteiros turísticos, possibilitando não apenas conhecer outro país, mas as relações que esses países detêm uns com os outros. Isso decorre do fato de que seus limites são comuns aos que lá vivem e assim constroem a suas relações sociais e geopolíticas a partir desse marco, tornando-se assim algo a ser evidenciado pois é o encontro de três culturas diferentes e intrinsicamente ligadas a realidade turística de Foz do Iguaçu/PR.


Referências


BELTRÃO, Otto di. Turismo: a indústria do século 21.Osasco. Editora Novo século, 2001.

BRASIL, Lei n°6.634 de 02 de maio de 1979. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6634.htm. Acesso em Julho de 2016.

CURY, Mauro José Ferreira; FRAGA, Nilson Cesar. Conurbação Transfronteiriça e o Turismo na Tríplice Fronteira: Foz Do Iguaçu (Br), Ciudad Del Este (Py) e Puerto Iguazú(Ar). Revista Rosa dos Ventos 5(3) 460-475, jul-set, 2013 © O(s) Autor(es) 2013 ISSN: 2178-9061.

ROCA, Rita de Cássia Ariza da Cruz. Uma breve discussão conceitual. In: ROCA, Rita de Cássia Ariza da Cruz. Introdução à Geografia do Turismo. São Paulo. Editora Roca, 2001.

RODRIGUES, Adyr Balastreri. Lugar e não-lugar e realidade virtual no turismo globalizado. In: RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e espaço. Rumo a um conceito transdisciplinar. Segunda edição – Editora Hucitec. São Paulo, 1999.

SAQUET, Marcos Aurélio. O território: diferentes interpretações na literatura italiana. In: RIBAS, Alexandre Domingues; SPOSITO Eliseu Savério; SAQUET, Marcos Aurélio. Território e desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: Unioeste, 2004.

SANTOS, M. Espaço e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 1979

SANTOS, M. A natureza do espaço – Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 2° ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .