PROGRAMA REDUZIDO DE MINDFULNESS: MANEJO DO ESTRESSE E AUXÍLIO NO APRENDIZADO DE ALUNOS DE MEDICINA
Resumo
A formação médica está associada a estresse, instabilidade e desgaste emocional, que por sua vez contribuem para déficit de atenção, baixo rendimento acadêmico e aumento à vulnerabilidade para problemas psíquicos.
Objetivo: avaliar sintomas de estresse, atenção concentrada e autopercepção de estudantes de medicina pré e pós-participação em programa reduzido de Mindfulness (5 sessões).
Metodologia: estudo quase experimental, quali e quantitativo, com alunos de medicina que responderam a Questionários (inicial e final), Inventário de Sintomas de Stress para adultos de LIPP-ISSL, Freiburg Mindfulness Inventory – FMI, Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF antes e após a participação no programa. Para análise de dados adotou-se nível de significância p<0,05.
Resultados: concluíram o programa 34 acadêmicos, 73,5% (n = 25) do sexo feminino, 9 (26,47%), com média de idade de 22,8 anos (± 3,87). Houve redução significante do estresse (p = 0,0017), aumento significante da atenção (p = 0,0017) e dos fatores presença (p = 0,0017), aceitação (p = 0,0160) e total (p = 0,0041) de mindfulness.
Contribuições: Houve redução significativa do estresse, bem como a melhora da atenção concentrada e do fator presença e aceitação após programa reduzido de mindfulness.
Palavras-chave: Acadêmicos; Estresse; Atenção Concentrada; Mindfulness.
ABSTRACT
Medical training is associated with stress, instability and emotional exhaustion, which in turn contribute to attention deficit, low academic performance and increased vulnerability to psychic problems.
Objective: to evaluate symptoms of stress, focused attention and self-perception of medical students pre- and post-participation in a reduced Mindfulness program (5 sessions).
Methodology: quasi-experimental, qualitative and quantitative study, with medical students who answered Questionnaires (initial and final), LIPP-ISSL Stress Symptom Inventory, Freiburg Mindfulness Inventory – FMI, Concentrated Attention Test – TEACO-FF before and after participating in the program. For data analysis, a significance level of p<0.05 was adopted.
Results: 34 students completed the program, 73.5% (n = 25) were female, 9 (26.47%), with a mean age of 22.8 years (± 3.87). There was a significant reduction in stress (p = 0.0017), a significant increase in attention (p = 0.0017) and presence (p = 0.0017), acceptance (p = 0.0160) and total (p = 0) .0041) of mindfulness.
Contributions: There was a significant reduction in stress, as well as an improvement in focused attention and in the presence and acceptance factor after a reduced mindfulness program.
Keywords: Academics; Stress; Concentrated Attention; Mindfulness.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.21902/RevPercurso.2316-7521.v4i35.6109
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